APS 1 Semestre 2014 Kawan 1

1502 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
Eudes Custódio Céu

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

São Paulo
2014
EUDES CUSTÓDIO CÉU - RA:B473BJ-4

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação no 6º semestre letivo do curso de Educação Física – Bacharelado apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

São Paulo
2014
1 INTRODUÇÃO

Para o desenvolvimento desta Atividade Prática Supervisionada – APS utilizou-se três artigos científicos diferentes cujos temas relacionam-se à formação profissional em Educação Física no Brasil e as perspectivas de atuação profissional.
O primeiro artigo de título “Educação física e esporte no Brasil: perspectivas de formação e intervenção profissional” foi publicado em 2003 pela Revista da Educação Física da UEM - Universidade do Maringá.
O segundo artigo discutido nesta APS tem o título “Formação profissional em educação física e esporte no Brasil: propostas de mudança” foi publicada no site argentino Revista Digital – Buenos Aires. Apesar da publicação em um site da Argentina, o artigo trata de temas brasileiros.
O último artigo deste trabalho foi publicado em 2013 na Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. O trabalho, cujo título é “Área de atuação do egresso da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo: um retrato de formação profissional e acadêmica”, apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo.
Ao final, apresenta-se as considerações finais a partir da leitura dos três artigos científicos.

2 DESENVOLVIMENTO

O artigo primeiro de Junior et al (2003) trata das tendências para a formação e intervenção profissional nos currículos dos cursos de graduação em Educação Física no Brasil. O primeiro artigo levanta a história da educação física e os esportes, passando em tempos remotos (China Antiga), nos séculos XVIII e XIX (quando médicos higienistas começam a se preocupar com a aptidão

Relacionados