Aprsentação

Páginas: 33 (8204 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2011
Anos 1950 – Getúlio Vargas e o desafio da indústria pesada

1. Introdução

Foi na economia brasileira que o PSI proporcionou maior desenvolvimento industrial.No entanto, o avanço da industrialização substitutiva de bens de consumo duráveis seria constantemente bloqueado pelos estrangulamentos cambiais, que dificultavam ou impediam a importação dos bens de produção necessários aodesenvolvimento. Assim, a consequência lógica do PSI foi a necessidade de avanço e aprofundamento do próprio processo, para que o país não passasse a produzir internamente também os bens de produção.
A tentativa de Vargas, em 1950, de implantar indústrias de base no país representava a força que o departamento I exerce sobre a economia. Historicamente, o crescimento das economias capitalistasindustrializadas foi impulsionado pelo maior crescimento do departamento I.O projeto nacionalista de Vargas foi a tentativa de implantar as bases de uma indústria pesada no país. Foram criadas nessa época empresas como a Petrobrás, CSN (companhia siderúrgica nacional), Vale do rio doce, etc. Esse projeto restringia a possibilidade de financiamento externo ou a participação de capitais estrangeiros na forma deinvestimentos diretos, com isso às altas taxas de lucro das atividades industriais impulsionadas pela política de valorização cambial e a transferência dos excedentes do setor agro exportador para indústria financiava o projeto. A criação do BNDE, financiado por intermédio de um adicional sobre o imposto de renda, foi fundamental para o financiamento de projetos de infra-estrutura, de transporte eenergia e, posteriormente, de projetos de implantação industrial.

2. Padrões de acumulação na economia – uma análise departamental

Encontramos em Marx as primeiras tentativas de análise econômica com base na interação entre os vários setores produtivos ou entre os vários departamentos da economia. Esse instrumental analítico foi utilizado nos famosos esquemas de reprodução, em que oautor buscou comprovar as possibilidades de reprodução ampliada no capitalismo.Os setores ou departamentos da economia seriam dois: o departamento I, produtor de bens de capital e de bens intermediários, isto é, os bens de produção; e o departamento II, produtor de bens de consumo. O departamento II pode ser ainda subdividido em um departamento produtor de bens de consumo dos capitalistas ( bens deconsumo de luxo ou bens duráveis) e um departamento produtor de bens de consumo dos trabalhadores ( bens simples ou não duráveis).
Historicamente, o crescimento das economias capitalistas industrializadas foi impulsionado pelo maior crescimento do departamento I. O departamento I, produtor de bens de capital e dos bens intermediários, é também aquele em que se encontra a indústria pesada ou debase, incluindo a indústria química, de aço, de cimento, etc. É responsável pela produção dos insumos indispensáveis ao desenvolvimento do setor produtor de bens de consumo.Assim, uma economia cujo departamento I é insuficientemente desenvolvido encontra dificuldades estruturais para o prosseguimento de uma acumulação capitalista equilibrada.
A identificação dos departamentos de maior crescimento e aarticulação desse crescimento com as formas de seu financiamento possibilita a determinação do padrão de acumulação dessa economia.Essa forma de análise revela-se muito rica, pois permite que se constate quais são os setores determinantes da dinâmica capitalista em cada momento histórico, bem como que se identifiquem com clareza os limites e as contradições dessa acumulação.
A análisedepartamental está presente nas mais interessantes tentativas de interpretação dos rumos da economia brasileira. Paul Singer, por exemplo, especialmente em Desenvolvimento e crise no Brasil e em A crise do milagre, procura articular essa análise departamental, com um desenvolvimento insuficiente do departamento I, resultaria em pontos de estrangulamento que limitariam e diminuiram o ritmo de crescimento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESPM Aprsentacao Marco De 2012

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!