Aproveitando resíduos de uma fábrica de produtos derivados de frutas, como: geleias, compotas, sucos, polpas...

Páginas: 8 (1836 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI











TÉCNICO EM ALIMENTOS
(NUTRIÇÃO E DIETÉTICA)













Maceió-AL, 17 de setembro de 2014


LUANA MARQUES DA SILVA










NUTRIÇÃO E DIETÉTICA


Realização da situação de aprendizagem solicitada pela professora de Nutrição e Dietética Larissa Casado, para obtenção de conceito edemonstração de conhecimento obtido em sala de aula em relação à unidade estudada.









Maceió-AL, 17 de Setembro de 2014

INTRODUÇÃO
A indústria de alimentos, em especial a de processamento de frutos, produz ao longo de sua cadeia produtiva uma grande quantidade de resíduos agroindustriais, o que gera perda de divisas, diminuição do lucro, além de inúmeros problemas ambientais.Atualmente, as agroindústrias investem no aumento da capacidade de processamento, gerando grandes quantidades de resíduos, considerados custo operacional para as empresas, aumentando o desperdício, sendo esse, fonte de contaminação ambiental, gerando assim, problemas não só para as indústrias, mas para a sociedade.
Calcula-se que, do total de frutas processadas, sejam gerados, na produção de sucos epolpas, entre 30 a 40% de resíduos agroindustriais. Como a quantidade de resíduos pode chegar a muitas toneladas, agregar valor a esses produtos é de interesse econômico e ambiental, além de possibilitar sua utilização eficiente, econômica e segura.
Os principais resíduos gerados no processamento de polpas de frutas são, dependendo do tipo da fruta processada, casca, caroço ou sementes e bagaço. Essesresíduos possuem em sua composição vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes importantes para as funções fisiológicas. No entanto, na maioria das fábricas são desperdiçados. Tais resíduos poderiam ser utilizados com a finalidade de desenvolvimento de novos produtos alimentícios onde possam ser adicionados esses resíduos, com isso, minimizando o desperdício de alimentos, agregandovalor nutricional e antioxidante, diminuindo a contaminação ambiental por resíduos industriais e gerando uma nova fonte alimentar.
















OBJETIVOS


Melhor aproveitamento nutricional das frutas;

Consequente redução dos resíduos gerados;

Qualidade e quantidade;

Agregação de valores nutricionais aos produtos propostos;

Nova fonte de alimentar.CONCEITO DE RESÍDUO

Resíduo é todo e qualquer elemento que não seja considerado produto ou matéria- prima dentro da especificação. Constitui um problema de caráter ambiental e logístico o destino de resíduos gerados na produção e industrialização dos frutos, muitas vezes os resíduos são depositados de forma inadequada, no que acabamresultando na degradação ambiental. Apesar da preocupação com o meio ambiente, desenvolvida pela sociedade moderna, o destino para o resíduo de muitas frutas é ainda inadequado, devido à grande quantidade de resíduos (cascas e caroços) produzidos por tonelada de produto processado. A avaliação dos resíduos mostrou que, de forma geral, os resíduos possuem quantidades significativas dos macronutrientes(carboidratos, proteínas e lipídios), portanto, podem ser perfeitamente aproveitados para a alimentação, por meio de sua adição a outros produtos alimentícios.
No tocante a empresas de polpa de frutas, o problema mais grave notado na totalidade de seu processamento é o desperdício de matéria orgânica ao longo do processo. Este desperdício se inicia na seleção das frutas padronizadas, pois asfrutas não enquadradas no padrão pré-determinado são descartadas e recolhidas pelo sistema de limpeza pública. Em seguida, no descascamento/corte: quando há a obtenção das cascas e/ou sementes.
Este é um hábito tradicional da população brasileira, que normalmente, não utiliza partes não convencionais dos alimentos (assim, preconceituosamente classificadas, afinal de contas são inerentes ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agroindústria de Polpa e Suco de Frutas
  • FABRICA O DE GELEIA DE FRUTAS
  • Montagem de fabrica de Polpa de Frutas
  • Fabrica polpa de fruta
  • Polpa de fruta
  • polpa de frutas
  • polpa de fruta
  • Geléia de Frutas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!