Aprimoramento A Administra O No Seguimento De Sa De Com T Cnicas De Gest O De Estoques

547 palavras 3 páginas
Aprimoramento a Administração no Seguimento de Saúde com Técnicas de Gestão de Estoques
Luis@ernet.com.br
edalto@imbecrj.br psergio@ibmecrj.br Deize Pereira Alves

Este artigo apresenta a utilização de técnicas quantitativas de previsão e gestão de estoque em um banco de sangue hospitalar, mas gostaria de deixar claro o estoque de um hospital não só depende de um banco de sangue e sim de vários outros setores bem como: nutrição higienização, enfermagem, recepção e escritório. Onde também necessita de vários materiais para desenvolver um bom trabalho.
As empresas que buscam se manter competitivas devem gerar valor para seus clientes ao menor possível. De acordo com Correa ET A (2001) “ser competitivo é ser capaz de superar a concorrência naqueles aspectos de desempenho que os nichos de mercado visando mais valorizam”. Logo, encontrar os caminhos desta superação é o grande desafio para as organizações modernas. As instituições de saúde percebem a necessidade de atuar de forma mais eficiente e , para isso, existe uma tendência de absorver capital intelectual com expertise em negocio de saúde.
Com enfoque nesse ambiente, este trabalho tem como objetivo ilustrar os benefícios da utilização de técnicas quantitativas de previsão de demanda para auxiliar a gestão logística de estoque de saúde Para tanto , foi realizado um estudo de caso em banco de sangue. As unidades estocadas são hemocomponente apresentam índices de perecibilidades e demanda especifica, a gestão destes estoques torna-se um processo extremamente complexo.
De acordo com o artigo 1° da lei 10205 de 21 de março de 2001, é vedada a compra, venda ou qualquer outro tipo comercialização do sangue, seus componentes e derivados, em todo o território nacional, seja por pessoas físicas e jurídicas. Em função dessa restrição legal, é fundamental um planejamento do estoque e da boa gestão de campanhas para doação. Por outro lado, é importante considerar que o desabastecimento do mercado constitui uma situação

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas