Apresente a diferença entre Hobbes e Rousseau

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
SILMARA MARQUES













Questão: Apresente a diferença entre Hobbes e Rousseau
no estado de natureza e na formação do estado civil.
Qual a função da soberania dentro do contrato?





Questão apresentada na Disciplina de Filosofia Política ministrada pela Professora Maria Cristina Leite Gomes do Curso de Filosofia da Faculdade Padre João Bagozzi.





2009Thomas Hobbes (1588-1679)

O filósofo inglês Thomas Hobbes, tem uma concepção da natureza humana que pode ser considerada negativa ou pessimista por considerar o homem como naturalmente agressivo e belicoso. O “estado de natureza, ou natural” em que o homem se encontraria, abstração feita de constituição da sociedade organizada e do governo, é o estado de “guerra de todos contra todos”. O homem é “olobo do homem” e movido por suas paixões e desejos não hesita em matar e destruir o outro, seu semelhante. O estado de natureza não descreve o homem primitivo, ou o homem anteriormente a qualquer organização social, mas sim como o homem se comportaria, dada a natureza humana, caso se suspendesse a obrigação de cumprir as leis e contratos imposta pela sociedade. Teríamos então uma luta incessantedos indivíduos uns contra os outros, uma luta de cada um pelo poder sobre o outro.
Hobbes analisa a natureza humana em uma perspectiva mecanicista: o homem é como uma máquina que age sozinha, na linha da concepção mecanicista de mundo típica da física da época, cujo problema central consistia em entender a natureza dos corpos e de seus movimentos. O homem é movido por suas paixões, que o impedem aagir; a vontade e a deliberação resultam apenas da soma dessas paixões em um sentido mais complexo, sendo que a liberdade nada mais é do que “a ausência de impedimento” para a ação.
Segundo Hobbes, os homens são essencialmente iguais, as diferenças entre os indivíduos sendo consideradas irrelevantes, já que “mesmo o mais fraco tem poder de matar o mais forte”. O poder soberano existe assim paraimpedir o estado de natureza e permitir a coexistência entre os homens, já que nesse estado os indivíduos acabariam por se exterminar uns aos outros. A constituição e o funcionamento da sociedade pressupõem que os indivíduos cedam uma parte de seus direitos e os transfiram a um soberano. Essa cessão e transferência de direitos e poderes consiste em um contrato social, por meio do qual se instituia sociedade civil organizada e se evita “a guerra de todos contra todos”. Isso ocorre porque em última análise, o homem deseja sobreviver e a sobrevivência é também uma lei natural, sendo em nome dela que o homem estabelece este contrato. O poder passa a ser exercido, portanto, por um soberano, que pode ser tanto uma assembléia ou parlamento quando um indivíduo, um rei. As assembléias tendem,contudo, a reviver o conflito, devido às disputas entre as várias facções ou partidos. Hobbes dá assim preferência à monarquia.
Na verdade, Hobbes não defende propriamente a monarquia absolutista, baseado nas teorias tradicionais do direito divino dos reis, mas sim a idéia de que o poder para ser eficaz, deve ser exercido de forma absoluta. Este poder absoluto resulta, no entanto, da transferênciados direitos dos indivíduos ao soberano, e é em nome desse contrato que deve ser exercido, e não para a realização da vontade pessoal do soberano. É nesse sentido que Hobbes é um contratualista – a sociedade civil organizada resulta de um pacto entre os indivíduos – sem ser um liberal, já que defende o poder absoluto, poder considerado legítimo enquanto assegura a paz civil. É a esse soberanotodo-poderoso que Hobbes denomina “Leviatã, recorrendo ao nome de um monstro bíblico.




















Jean Jacques Rousseau (1712-1778)

Nascido em Genebra Jean Jacques Rousseau, foi um dos mais importantes pensadores franceses do século XVIII no campo da política, da moral e da educação, influenciando os ideais do Iluminismo e da Revolução Francesa (1789).
O ponto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diferenças entre Hobbes e Rousseau
  • Hobbes, Locke e Rousseau: As diferenças.
  • DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE HOBBES E ROUSSEAU
  • Semelhanças e diferenças do pensamento de Rousseau, Hobbes e Locke
  • Hobbes e rousseau
  • Rousseau e Hobbes
  • HOBBES E ROUSSEAU
  • Hobbes e Rousseau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!