Apresentao renzo piano

1202 palavras 5 páginas
• Renzo Piano (Gênova, 1937), formou-se em 1964 no Instituto Politécnico de Milão. • Em 1971, funda com o arquiteto britânico Richard Rogers a agência Piano & Rogers, com a qual realiza seu primeiro projeto de projeção mundial: o Centro George Pompidou, em Paris.

• Em 1977, funda o ateliê Piano & Rice, juntamente com o engenheiro irlandês Peter Rice, especialista em estruturas de aço. Esta parceria se irá prolongar até a data do seu falecimento, em 1992.
• Em 1981, funda o seu atual ateliê, Renzo Piano Building Workshop, com sedes em Gênova, Paris e Nova Iorque. • Tornou-se um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea, recebendo diversos prêmios, entre eles o prêmio máximo da arquitetura, o Pritzker, em 1998, tornando-se jurado desta premiação a partir de 2006.

Centro Pompidou de Paris – 1971- 1977
Idealizado em um concurso feito pelo então prefeito George Pompidou em 1969, o edifício propunha criar uma instituição cultural de origem no coração de Paris, totalmente focada na criação moderna e contemporânea, onde as artes visuais se interagem como teatro, música, cinema, literatura e da palavra falada. O edifício foi projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers. A própria edificação chama atenção pelo uso da estrutura metálica e do contraste com o entorno. De acordo com os arquitetos responsáveis pelo projeto, a prioridade foi para maximizar a circulação funcional e fluxo, liberando espaço interno através da construção de dutos e sistemas de transporte (escadas, elevadores, etc) no exterior. Isso possibilitou um maior aproveitamento do espaço interno para a realização das amostras.

CROQUI

“Foi um projeto muito arrojado para a época. No começo, os parisienses torceram o nariz. Devo confessar que, durante quase dez anos, tive medo de assumir para os taxistas locais que eu era o arquiteto. O que quisemos fazer no Beaubourg foi uma paródia do high-tech, com os canos expostos e as cores berrantes.”

O complexo

Relacionados

  • bolo
    9871 palavras | 40 páginas