APRESENTAC A O FINAL SEMINARIO PORTUGUES 04 2013

1890 palavras 8 páginas
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
DE MAURO WOLF

ABORDAGEM EMPÍRICA DE CAMPO OU DOS
EFEITOS LIMITADOS.
• Essa teoria da comunicação possui uma orientação sociológica. Assim, a perspectiva psicológica da Teoria da Abordagem empírico-experimental (ou da Persuasão) é deixada de lado.
• Agora, na teoria da abordagem empírica em campo ou
“dos efeitos limitados”, o olhar da pesquisa recai sobre toda a mídia de forma global, a partir do ponto de vista da capacidade geral de influência sobre o público.

• Antonio/Sergio

Portanto, o principal objeto persiste na capacidade de influência da mídia sobre o público, este conceito de influência não exercida apenas pela mídia, mas contemplando os relacionamentos comunitários, onde os meios de comunicação são apenas um componente à parte. Isso significa que ela consiste em unir os processos de comunicação de massa às características do contexto social em que eles se realizam. Sendo assim, a teoria se aprofunda mais especificamente em dois itens:
1) Diferenciação de públicos e seus modelos de consumo de comunicação de massa;
2) a mediação social que caracteriza o consumo.

O 1º item investiga - Os efeitos pré-seletivos e os efeitos sucessivos. Ou seja, o meio seleciona o próprio público e apenas posteriormente exerce alguma influência sobre ele.
O 2º item – Define a “mediação social” que caracteriza o consumo, preocupa-se, portanto, com o “contexto social e os efeitos dos meios de comunicação de massa”.
Em seu período histórico de desenvolvimento,tais estudos foram desenvolvidos por Lazarsfeld, principalmente interessado em entender os impactos do rádio sobre a sociedade. A pesquisa compreende que os efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa dependem das forças sociais que prevalecem em determinado período. Ou seja, ela diz respeito às dinâmicas sociais que se cruzam com os processos de comunicação. Assim, por este fato que as pesquisas mais famosas dessa área estão voltadas com maior interesse em entender o processo de

Relacionados