Apresenta O PORTINARI 05

1069 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO






No ano de 1960 a Pinakotheke Cultural organizou uma exposição de pinturas e desenhos de Cândido Portinari, para inaugurar sua sede em São Paulo.
Reuniram retratos que mostravam a relação de Portinari com a família e com os amigos. Além de diversas telas e desenhos, de diferentes períodos, que apontavam aspectos centrais das ideias artísticas de Portinari.
Engajado com ideias modernistas, com a transformação da linguagem da pintura ele era, ao mesmo tempo, um artista comprometido com as ideias socialistas e com a transformação do país.

INTRODUÇÃO










Era através da pintura que ele travava as suas batalhas.
A brilhante carreira artística fez de Portinari um cidadão do mundo. No entanto ele nunca se afastou de sua origem humilde. Possuía orgulho das suas raízes e admirava sua família. Foi um morador ilustre no Rio de Janeiro, mas nunca deixou de amar sua cidade natal, a caipira Brodowski.
Portinari viveu para o seu trabalho. Não abdicou dos tons amarelos dramáticos, mesmo sabendo que o amarelo continha chumbo, que o havia contaminado e que o levaria à morte.
A preocupação em desenvolver uma arte para as massas tornaram o artista um homem público, ele era reconhecido e festejado onde quer que fosse.
Entretanto, gostava de viver recluso no seu ateliê, no convívio da família e dos amigos.

BIOGRAFIA E SUA IMPORTÂNCIA NO
BRASIL








Nasce em 1903, em Brodowski, SP
Começa a pintar aos 9 anos
Cursa a Escola Nacional de Belas Artes
1928: Prêmio de Viagem à Europa com o "Retrato de
Olegário Mariano"
Permanece em um ano em Paris, retorna em 1931
Passa a retratar o Brasil em suas telas. História, povo, cultura, flora e fauna.
Supera o academicismo ---> funde a ciência antiga da pintura à uma personalidade experimentalista moderna

RELAÇÃO ARQUITETURA x ARTE
OSCAR NIEMEYER









Dentre os anos 1940 e 1950, arquitetos e artistas lamentavam a separação entre arquitetura e outras artes; Propunham a transformação da edificação

Relacionados