apresentação a filosofia sponville

Páginas: 21 (5109 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
O problema hermenêutico em Verdade e método
Cláudio José de Almeida Mello1
Resumo
Em Verdade e método Gadamer faz uma discussão em torno do problema hermenêutico, mostrando o que acontece quando se compreende: como a compreensão se dá por meio da interpretação – uma conversação entre a tradição e o intérprete –, e esta utiliza as pré-compreensões do intérprete, a historicidade

dacompreensão revela, de um lado, os aspectos linguísticos da compreensão, e de outro, a impossibilidade de uma interpretação objetiva. Gadamer não pensa a hermenêutica como um método capaz de validar interpretações, mas sim como uma filosofia, que mostra que tanto a compreensão quanto a linguagem são fatores transcendentais inerentes ao Homem.
Palavras-chave: hermenêutica, compreensão, interpretação,método.
MELLO, C. J. de A.  O problema hermenêutico em Verdade e método. unopar Cient., Ciênc. Hum. Educ. , Londrina, v. 1, n. 51-59, p. , jun. 2000.
Introdução
Delimitação do objeto
A palavra hermenêutica pode ser definida como o estudo da compreensão. Nos tempos mais antigos ela era aplicada para fins teológicos e jurídicos; no início do século XIX, Schleiermacher estendeu a sua aplicação paratodos os tipos de textos, dando-lhe o status de ciência geral da compreensão; atualmente, ela se polarizou em duas vertentes principais: a hermenêutica da objetividade e da validação, de Dilthey, Hirsch e Betti; e a da fenomenologia, que busca o fundamento da compreensão, melhor representada por Heidegger e Gadamer (Palmer, 1997, p. 15-22). Delimitamos este trabalho nos estudos deste último,especificamente em Verdade e método (1999).3
Para Gadamer a compreensão não é uma das faculdades do homem, mas uma pré-condição para a sua existência inteligente, isto é, para a sua consciência de que ele próprio e também o mundo existem. Seu objetivo não é utilizar a hermenêutica para fins práticos, tal como a validação de uma interpretação, mas sim entender como acontece a compreensão, descobrir o queela tem de transcendental, em que condições ela acontece, e qual o seu caráter ontológico: são essas questões que designam o problema hermenêutico, objeto deste trabalho.
Metodologia
Para a elaboração deste trabalho utilizamos quase que somente a obra Verdade e método. Além desta, e para sua melhor compreensão, usamos a obra de Palmer (1997) e o sintético capítulo "Hermenêutica e abordagemliterária" de Lima (1983). Tendo em vista nossa condição de iniciantes noestudo da hermenêutica, neste trabalho não nos propomos a emitir pareceres sobre esse tema, mas sim a apresentar e elucidar o pensamento de Gadamer; por causa disso, o tópico Considerações Finais não se destina a emitir nossas próprias opiniões, mas sim a sintetizar o que foi aqui estudado.
Os pontos principais que elucidam oproblema hermenêutico são todos inter-relacionados, e são retomados constantemente em Verdade e método; esses pontos compõem os tópicos deste trabalho, divididos aqui com finalidade didática.
O Problema Hermenêutico
A tradição e o intérprete
Pré-concepção
Qualquer que seja o objeto (um texto simples ou uma obra de arte), sua compreensão se dará sempre a partir de um conhecimento de mundo dointérprete, que já é dado quando ele entra em contato com o objeto. A tarefa hermenêutica não consiste em buscar a intenção autoral, as pré-concepções do autor utilizadas na produção da obra; tampouco desvendar as pré-concepções do intérprete usadas para a compreensão do texto; para Gadamer, a resposta está na idéia de fusão de horizontes4 , na qual o intérprete experimenta as suas pré-concepções,validando-as ou refutando-as de acordo com o texto. Nem o texto é uma Verdade absoluta que se impõe, nem as pré-concepções do intérprete utilizadas para a compreensão são arbitrárias. O texto é que traz à luz os juízos prévios necessários à sua compreensão. Como destaca Lima (1983, p. 68), Gadamer diz:
"A compreensão somente alcança sua verdadeira possibilidade, quando as opiniões prévias, com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apresentação a filosofia, andré comte-sponville
  • RESUMO
  • Resenha filosofia de comte sponville
  • FILOSOFIA APRESENTAÇÃO
  • Apresentação da Filosofia
  • resumo A filosofia
  • ( Fichamento ) Texto: O Que é a Filosofia? Autor: André Comte-Sponville
  • Página Inicial » Filosofia ( Fichamento ) Texto: O Que é a Filosofia? Autor: André Comte-Sponville

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!