Apresentação Oral sobre "Relação entre pais e filhos"

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Apresentação Oral
Boa tarde!
A escolha de um tema para a minha apresentação oral foi uma escolha de extrema dificuldade. Ou era porque não encontrava um tema que me agradasse, ou era porque algum colega já iria abordar um determinado tema ou simplesmente porque achava que não iria conseguir captar a atenção dos meus colegas.
Depois de muito pesquisar, achei que o tema “A Relação entre Paise Filhos” fosse um bom tema para abordar. E porquê? Porque a meu ver a relação entre pais e filhos é uma relação complicada e, muitas vezes, nós filhos não conseguimos expor-nos aos nossos pais, o que impede que eles nos ajudem.
A família é muito importante na vida de uma pessoa, é ela a responsável pela nossa educação, pelo nosso desenvolvimento, pela segurança e pelo afeto.
Os sentimentostambém têm um valor significativo no ser humano e podem marcar-nos, de um modo positivo ou negativo, dependendo de como nos são transmitidos.
Uma relação pressupõe respeito e educação. Mas afinal o que é ser educado? Do que depende a educação?
A nossa educação depende dos ensinamentos que nos são transmitidos pelos nossos pais mas também do ambiente familiar que presenciamos. O ambiente familiarirá condicionar a forma como somos, levando a uma acumulação de características idênticas às dos nossos progenitores, até porque … “Quem sai aos seus não degenera!”
A vida de um casal modifica muito com a vinda de um filho. Porquê?
Bem, quando um homem e uma mulher casam começam a planear constituir família. Com a chegada de um filho é claro que várias coisas mudam na vida de um casal e asresponsabilidades vão ficando cada vez maiores.
Quando nasce uma criança ela irá necessitar de cuidados e a partir daí os pais irão ter um aumento significativo nas despesas. Apesar de tantas mudanças, ter uma criança dentro de casa é garantia de alegria e fortalecimento da estrutura familiar.
Contudo, um filho pode separar o casal, uma vez que nem todas as relações conseguem superar a vinda de umacriança que irá alterar por completo a vida do casal.
O tipo de educação que é dado às crianças estará intimamente relacionado com a relação que as mesmas terão com os pais. Um dos maiores problemas na relação entre pais e filhos são os conflitos. Porque é que existem tantos conflitos entre pais e filhos?
Desde já há que clarificar que não há um único responsável pelos conflitos. Ambas as partessão culpadas pelos conflitos existentes. Comecemos pelos pais. Os pais têm uma grande dificuldade em aceitar o crescimento dos filhos bem como algumas das suas escolhas mas os filhos porque não são sempre crianças e crescem, começam a ver os pais com outros olhos, apontando algumas críticas e defeitos. A tentativa de culpa é, por vezes, uma estratégia que os filhos usam para conseguirem o quequerem dos seus pais, ou seja, fazem com que se sintam culpados por algo, como por exemplo a ausência por motivos profissionais, exigindo, muitas vezes, bens materiais como recompensa da ausência.
A diferença de gerações é um dos maiores entraves ao entendimento entre pais e filhos. O que para os filhos é o mais correto, para os pais pode ser incompreensível, o que gere discussões a que chamamconflito de gerações.
Apesar de, por vezes, a relação entre pais e filhos ser um pouco conflituosa, a maioria dos adolescentes compreende os pais e gosta do ambiente familiar, sentindo-se bem junto dos pais e, naturalmente perdem a coragem para sair de casa, uma vez que têm todo o conforto, carinho e apoio que necessitam.
A falta de diálogo é também um grande entrave à relação entre pais e filhos,levando a um grande afastamento entre eles.
O excesso ou a falta de diálogo possibilita o distanciamento entre eles. A maioria das vezes os pais, com a melhor das intenções, pretendem criar um clima de diálogo com os seus filhos e tentam verbalizar tudo. Este modo pode levar os pais a exagerarem e, desse modo, transformarem as conversas com os filhos em autênticos sermões.
A relação entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relaçao de pais e filhos na adolescencia
  • Como melhorar a relação entre pais e filhos
  • Relação pais – filhos: uma análise psicossocial sobre a construção do comportamento antissocial em adolescentes
  • Divorcio dos pais: efeitos sobre os filhos
  • exposição oral sobre apresentação de uma publicidade
  • RELAÇÃO ENTRE DIVÓRCIO DOS PAIS E A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS
  • Como a relação entre pais e filhos influencia a criança na escola
  • Responsabilidade Civil dos Pais em Relação aos Danos Causados Por Seus Filhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!