Apresentação de karl marx

Páginas: 8 (1778 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
KARL MARX
“De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática.”

PERFIL
O seu traço característico: a coerência de propósitos. O defeito que mais desculpa: a credulidade. Sua idéia de felicidade: a luta. Sua idéia de desgraça: a submissão. Sua cor predileta: o vermelho. Sua máxima predileta: nada de humano me é estranho. Sua divisa predileta: dúvida de tudo.

BIOGRAFIAIdealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, em Trier. Cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel. Pensador, economista, historiador, filósofo, sociólogo, teóricopolítico e jornalista foi o fundador da doutrina comunista moderna. Ele é considerado o maior filósofo da história da humanidade por muitos historiadores.

Quando tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, assinando artigos social-democratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país. Após o casamento com uma amiga de infância foi morar em Paris. Em 1844, queMarx conheceu Friedrich Engels, com o qual manteve amizade por toda a vida. A influência de Karl Marx sobre as mais diversas áreas sempre foi e, ainda permanece, enorme. Explicar Marx implica em fazer entender nada menos que o dinheiro, o capitalismo e as relações sociais.

O surgimento dos conglomerados financeiros e industriais, a crescente substituição de mão-de-obra por máquinas cada vez maissofisticadas, a irradiação da forma de mercadoria a produtos e relações sociais e a política como manifestação de conflitos sociais são fatores que estão previstos e criticados na obra desse grande pensador.

IDEIAS DE MARX
Haveria, segundo a concepção marxista, uma permanente dialética das forças entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a história da humanidade seria constituída poruma permanente luta de classes. Classes essas que, para Engels são "os produtos das relações econômicas de sua época". Assim apesar das diversidades aparentes, escravidão, servidão e capitalismo seriam essencialmente etapas sucessivas de um processo único. A base da sociedade é a produção econômica.

Para Marx os trabalhadores estariam dominados pela ideologia da classe dominante. O capitalismoseria atingido por crises econômicas porque ele se tornou o impedimento para o desenvolvimento das forças produtivas.

Seria um absurdo que a humanidade inteira se dedicasse a trabalhar e a produzir subordinada a um punhado de grandes empresários. Quanto mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo.
A luta do proletariado do capitalismo não deveria se limitar à lutados sindicatos por melhores salários e condições de vida. Ela deveria também ser a luta ideológica para que o socialismo fosse conhecido pelos trabalhadores e assumido como luta política pela tomada do poder.

Neste campo, o proletariado deveria contar com uma arma fundamental, o partido político revolucionário que tivesse uma estrutura democrática e que buscasse educar os trabalhadores elevá-los a se organizar para tomar o poder por meio de uma revolução socialista.

Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores, sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.

OBRAS
O CAPITAL É a obra principal de Marx, onde analisa detalhadamente as leis quegovernam o desenvolvimento econômico do capitalismo, cujos argumentos embasariam desde agitações políticas, movimentos operários até revoluções. Foi nesse livro que Marx apresentou a ideia de Luta de Classes que marcou o desenvolvimento da sociologia, política e da filosofia. O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA O Manifesto Comunista, feito por Karl Marx e Frederich Engels, foi publicado pela primeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl Marx
  • Karl marx
  • karl marx
  • KARL MARX
  • kARL MARX
  • Karl marx
  • Karl marx
  • Karl marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!