Apresentação de historia

Páginas: 8 (1898 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL
DE BARRETOS
ENGENHARIA MECANICA







ENTENDENDO O FATOR DE POTÊNCIA.

   

FATOR DE POTÊNCIA: COMO TRANSFORMÁ-LO EM UM FATOR DE ECONOMIA.



 






Integrantes:
Fabiano Alberto Boniotto RA 517405





BARRETOS
2013
Integrantes:
Fabiano Alberto Boniotto RA 517405





ENTENDENDO O FATOR DE POTÊNCIA.FATOR DE POTÊNCIA: COMO TRANSFORMÁ-LO EM UM FATOR DE ECONOMIA.





O relatório foi desenvolvido com base teórica nas aulas de Eletrotécnica ministrada pelo Professor Fernando Cesar Pereira Gomes, como requisito parcial para a disciplina de Eletrotécnica Geral.










BARRETOS
2013


RESUMO

O fator de potência é um parâmetro muito importante na rede elétrica e deve sermedido e controlado, pois o consumo de potências reativas além do permitido é cobrado ao consumidor. É uma preocupação da concessionária em fiscalizá-lo através de medições, e das indústrias em controlá-lo. Um sistema elétrico é dito bem aproveitado se o parâmetro fator de potência estiver bem próximo da unidade, caso contrário vários inconvenientes são causados ao sistema, que implicamprincipalmente em consumo de energia sem gerar trabalho e por consequência em perdas econômicas. A idéia do trabalho foi desenvolver um sensor para medição do fator de potência, sendo este um circuito eletrônico discreto capaz de converter a defasagem entre os sinais de entrada de tensão e de corrente de uma rede 60 Hz em sinais digitais.

Palavras-chave: Fator, potencia, parâmetro, economia1- INTRODUÇÃO.

Hoje em dia a preocupação com a Qualidade da Energia tem aumentado muito. Entende-se por Qualidade de Energia o grau no qual tanto a utilização quanto a distribuição de energia elétrica afetam o desempenho dos equipamentos elétricos. Qualquer variação na amplitude, forma de onda ou freqüência, em relação aos valores ideais da tensão senoidal, podemser considerados como distúrbios na Qualidade da Energia. Em países como Estados Unidos e também na Europa já existem normas que visam melhorar a Qualidade da Energia estabelecendo limites para o consumo de Energia Reativa e também limitando a Distorção Harmônica que as cargas podem produzir na rede elétrica. Com isso, é possível obter uma série de benefícios, como por exemplo, a diminuição deperdas, redução no stress de transformadores devido ao aquecimento excessivo, redução da interferência nos sistemas de telefonia e comunicação,entre outros.A seguir será apresentado um estudo sobre Fator de Potência, onde será possível entender o seu significado prático e também os benefícios da sua correção.

2. Resumo

Antes de iniciar o estudo sobre Fator de Potência (FP), é necessário reveralguns conceitos fundamentais e muito importantes para a compreensão das causas e efeitos do FP
W: Esta é a unidade que representa a energia que está sendo convertida em trabalho no equipamento. É chamada de Potência Ativa ou também de Potência Real.
VAr: Esta é a unidade que representa a energia que está sendo utilizada para produzir os campos elétrico e magnético necessários para ofuncionamento de alguns tipos de cargas como, por exemplo, motores, transformadores, cargas não-lineares, retificadores industriais etc. Também é resultado de cargas onde a corrente é “chaveada” através de transistores, diodos, tiristores, etc. É chamada de
Potência Reativa. VA
Esta é a unidade da Potência Aparente, que é obtida pela “soma vetorial” das Potências Ativa e Reativa.

3 - METODOLOGIA

Com oentendimento do que é Fator de Potência, pode-se analisar o que causa a redução no seu valor.
Uma vez que Fator de Potência (FP) é definido como sendo a razão entre Potência Ativa e Aparente, conclui-se que FP baixo representa baixo valor de Potência Ativa em relação à Potência Aparente.
A seguir podem ser observados os tipos de cargas que produzem baixos valores de FP.


As cargas acima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apresentação de historia
  • Apresentação História de Ilhabela
  • História do Banco Itaú
  • História do hotmail
  • APRESENTAÇÃO: Historias da terra e do mar- Gata Borralheira
  • TRABALHO HISTORIA DO DIREITO APRESENTACAO DO DIREITO ROMANO
  • apresentação
  • apresentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!