Apresentação de experimento

Páginas: 6 (1493 palavras) Publicado: 3 de março de 2013
JOSE GRANGEIRO SOBRINHO – GRADUANDO EM L EM FÍSICA/IFRN/SANTA CRUZ-RN.
APRESENTAÇÃO DE EXPERIMENTO
1- TÍTULO: “BALÃOZINHO INTELIGENTE-ECONOMICAMENTE VIÁVEL E DIDATICAMENTE CORRETO”.

2- MATERIAL NECESSÁRIO:
- Balãozinho comum de festas (bexiga);
- Fita adesiva;
- Barbante fino (qualquer), podendo ser linha de nylon, algodão, ou outro material. Dois pedaços, um com comprimento adequadoao local onde será apresentado o experimento e um menor para amarrar a bexiga;
- Dois pontos fixos, com distancia de acordo com o local de apresentação do experimento. Podem ser utilizadas duas cadeiras, as duas paredes do local de apresentação, dois cavaletes, ou outros objetos, desde que os pontos fiquem fixos durante a apresentação do experimento;
- Outros materiais podem ser acrescentadosde acordo o assunto que vá ser explorado;

3- MONTANDO O EXPERIMENTO:
- Mais de uma unidade de bexiga para garantir caso estoure alguma;
- Fita adesiva, de preferência com boa aderência, para fixar o canudinho no balão por mais tempo;
- Mais de uma unidade de canudinho, para assegurar, caso danifique;
- Determinação dos pontos fixos, onde serão fixadas as extremidades do barbante;
-Após lançar mão desse material, atrelar as extremidades do barbante, fixando-o, de forma que, o balãozinho possa fluir bem, de uma extremidade a outra do barbante. Fixar bem o canudinho ao balão, com a fita adesiva, assegurando que ele não possa soltar-se. Testar duas ou mais vezes, soltando o balãozinho, para observar se ele realmente fará o percurso de uma extremidade a outra do barbante. Isso,por que, é nesse percurso, que se demonstrará o experimento. Outros materiais podem ser utilizados, de acordo com o assunto que se queira explorar.

4- COMO EXPLORAR O EXPERIMENTO:
Dependendo do que se quer explorar, diversos conceitos podem ser demonstrados, utilizando o experimento. Aceleração, velocidade, repouso, direção, sentido. Em fim, apesar de simples e de fácil manuseio, dependendo doobjetivo, ele pode si transformar numa ferramenta importante, no Ensino-aprendizado de alguns conceitos Físicos. O experimento pode ser apresentado com o slogam, “Economicamente viável e Didaticamente correto”, pelo seu investimento quase “zero” e sua coerência em relação aos assuntos que podem ser explorados e a possível facilitação do aprendizado desses assuntos, ao poder oferecer ao instrutor,formas diversas de se explicar um determinado assunto.
No caso específico aqui apresentado, iremos nos deter a tratar apenas das Leis de Newton (primeira, segundo e terceira). Os princípios da Inércia, fundamental da Dinâmica e Ação e Reação, podem ser demonstrados com mais facilitação de aprendizado.
Quanto à primeira Lei, pode ser discutido, por que o balão para quando o ar que está preso éliberado totalmente. Como ainda, se colocado um objeto não - fixo sobre o balão em repouso, por que ao soltá-lo (colocá-lo em movimento), o objeto tem uma reação diferente do balão. E outros questionamentos a caso surjam.
Em relação à segunda Lei, a equação F=m.a pode ser trabalhada, observando e aplicando valores, observando o deslocamento do balão. O cálculo da força resultante que estáatuando no deslocamento do balão, e outras observações que por ventura venham ocorrer.
No tocante à terceira Lei, pode-se explicar o fenômeno da liberação do ar que está preso no balão, e sua interação com o ar do meio ao ser liberado, e sua relação com o movimento do balão. O atrito que provoca a diminuição da aceleração do balãozinho pode ser discutido. Outros questionamentos podem surgir ou serlevantados, e novas discussões pode ser feitas.

5- AS LEIS DE NEWTON SEGUNDO ALGUNS AUTORES
Partindo da idéia de utilizar o experimento para explicar os Princípios das Leis de Newton, veremos como alguns autores versam sobre o tema.
No livro, Física, dos autores, Helou, Gualter e Newton, destinado ao Ensino de Física no nível Médio, observamos que eles introduz as Leis de Newton, fazendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experimento
  • experimento
  • Experimentos
  • experimentos
  • Experimento
  • Experimento
  • Experimento
  • experimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!