Apresentação de estilistas couture e pret-a-porter

Páginas: 5 (1070 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
Christian Dior
Nasceu em Granville na França, no dia 21 de janeiro de 1905. Sua primeira coleção foi apresentada no dia 12 de fevereiro de 1947 e causou fervor entre a imprensa. Aquele homem tímido e educado havia criado o eterno "New Look". E seu nome virou sinônimo de sofisticação e elegância no luxuoso mundo da alta-costura.
Em sua primeira coleção, Dior muda todo o conceito de praticidade esimplicidade das roupas femininas, até então uma necessidade dos tempos difíceis e a tendência de moda criada por Chanel. Porém, após tantos anos de restrições, a mulher necessitava se sentir novamente feminina e ansiava pela elegância e o luxo perdidos. Os modelos eram extremamente femininos, luxuosos, sofisticados e elegantes, inspirados na moda da segunda metade do século XIX, vestidos esaias mais longos e amplos, o busto mais acentuado e a cintura bem marcada.
Era uma ousadia aquela proposta tão luxuosa para a Europa que acabava de sair da Segunda Guerra. Nunca um estilo de roupa chegara tão rápidos às ruas. Mulheres de toda a parte do mundo copiaram seus modelos.
O modelo que se tornou o símbolo do "New Look" foi o tailleur Bar, um casaquinho de seda bege acinturado, ombrosnaturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos (40cm acima do chão). Acessórios como luvas, sapatos de saltos altos e chapéu completavam o figurino impecável. Com essa imagem de glamour, estava definido o padrão nos anos 50.
Em 1955, a Dior aderiu aos vestidos em linha A, o chamado formato trapézio, que mais tarde definiria o estilo Mod, dos anos 1960. Mas o tailleur Bar continuoubem vivo. Ultrapassou a barreira do tempo, influenciou a moda dos anos 1950 e 60 e continua encantando até hoje, como na coleção de outono-inverno 2010 da Louis Vuitton. Fortes referências que ficaram famosas durante os anos 50: as estolas, mangas 3/4, além do conjunto em tons pastéis de cardigã, blusa e saia de crepe.

Cristóbal Balenciaga Esagari
Nasceu na Espanha em no dia 21 de janeiro de1895. Aos 12 anos desenhou pela primeira vez um vestido para a marquesa de Casa de Torrès. Em 1936 apresentou sua primeira coleção, 11 anos antes do New Look de Dior as criações de Balenciaga atraia as damas da sociedade e atrizes famosas para sua Maison. A experiência adquirida em alfaiataria permitia que o espanhol não só desenhasse seus modelos, mas também os cortasse, armasse e costurasse, oque não é comum aos estilistas.
A perfeita proporção de seus modelos quase arquitetônicos o fizeram se considerado o grande mestre da alta-costura. Seu estilo elegante e severo, às vezes até dramático, purista e classicista, tornaram inconfundíveis as suas criações.

Lançou o corte de manga com a aplicação de um recorte quadrado e uma linha de ombros caídos, cintura estreita e quadrisarredondados. Apresentou um vestidinho preto, ajustado no busto com os quadris marcados por lindos drapeados. Trabalhou com tecidos sintéticos em abrigos impermeáveis. Jaquetas largas, saias evasês, mangas quimono, vestidos de barras mais curtas na frente do que atrás, vestido-saco, mangas morcego e vestido tubo são algumas de suas criações, além dos grandes botões e a gola afastada do pescoço.
Umartista com várias referências, que apresentou trabalhos diversificados, mas unidos entre si na elegância. Como dizem “se Dior vestia as ricas, Balenciaga vestia as milionárias”.

Miuccia Prada
Nasceu em 1949 em Milão. É a neta mais nova de Mario Prada, artesão, que fundou a marca em 1913. A Prada teve uma extraordinária ascensão, diversificando sua oferta (de sapatos a celulares, passandopelo prêt-à-porter masculino e feminino, óculos, lingerie e cosméticos) até tornar-se um dos grupos mais influentes no setor internacional da moda.
Miuccia consolidou o império da Prada, que agora em 2013 completa 100 anos. Uma estilista que lança a tendência, com visão de mercado e o poder de saber o que a mulher que usa Prada deseja. Uma mulher inteligente, bem informada, ousada e inovadora, e sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • apresentaçao de moda estilista
  • DIFERENÇAS ENTRE A ALTA COSTURA E O PRET-A-PORTER
  • Estilista
  • Estilistas
  • Estilistas
  • Estilista
  • Estilistas
  • Estilista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!