APRESENTAÇÃO_CARNES

2467 palavras 10 páginas
Histórico
O surgimento das embalagens data cerca de 10 mil anos atrás, quando nossos antepassados sentiram a necessidade de transportar e conservar os alimentos durante as migrações por procura de melhores lugares. O descobrimento de novas terras e o aumento das viagens marítimas forçaram o surgimento de embalagens mais resistentes, ao mesmo tempo em que apresentassem maior capacidade de conservação dos alimentos a seres transportados por longas distâncias.

Histórico
Alguns episódios da nossa história podem ser considerados marcantes no que se refere ao grande impulso dado ao desenvolvimento das embalagens.
• Em 1815, Revolução Francesa;
• Revolução Industrial;
• Idade Média.

Histórico
Com o crescimento populacional, a urbanização incentivou o surgimento do que conhecemos hoje como supermercados, o produto passou a ser apresentado nas prateleiras e o “vendedor” começou a desaparecer; consequentemente, as embalagens começaram a adquirir uma nova função, de vender o produto.
No Brasil as primeiras embalagens foram fabricadas pelos povos indígenas que utilizavam várias matérias primas, dentre elas cascas de árvores, cerâmica e palha, disponibilizadas na natureza.

História da embalagem com atmosfera modificada
A atmosfera modificada foi registrada pela primeira vez em 1927 como uma extensão do período de vida útil de maçãs, armazenadas em atmosferas com aumento da concentração de dióxido de carbono e reduzida concentração de oxigênio. Fonte: http://www.panoran.com.br/Artigos.aspx

História da embalagem com atmosfera modificada
No final do século XIX e início do século XX, o transporte marítimo de carcaças da
Austrália para a Europa era feito sob refrigeração em dióxido de carbono (CO2) sólido (gelo seco). Naquela ocasião conhecia-se o efeito preservador do CO2 por sua ação refrigeradora, porém desconhecia-se seu mecanismo de ação sobre outros componentes do meio cárneo. (MAGALHÃES, 2006).

Bioquímica da carne e gases utilizados em embalagens de MAP
Uma vez que

Relacionados