Aprendizagem

492 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
Disciplina: Teorias em processos de aprendizagem
Curso: Ciência Biológicas-Bacharelado
Professor: Cristiano Bedin da Costa
Aluna: Caroline Gheller
Data: 16-07-14
Aprendizagem e disciplina
No dicionário Aurélio, a definição de disciplina é "1. Regime de ordem imposta ou mesmo consentida. 2. Ordem que convém ao bom funcionamento de uma organização...", apesar da imposição de regras ser uma relação de subordinação de quem aprende à quem educa, que soa empirismo, é necessária enquanto a aprendizagem está em processo.
Para atingir o nível de disciplina exigido para possibilitar um melhor aproveitamento do indivíduo durante os processos de aprendizagem, é necessário que haja colaboração e interesse, assim, o aprendizado será facilitado.
Não somente em sala de aula, mas também nos aprendizados que ocorrem em casa a partir do nascimento da criança. Os pais precisam disciplinar os filhos, mas como impor esses limites? Paulo Freire defendia que "Não se pode falar de educação sem amor". Suponho que para ensinar com amor é preciso também disciplinar com amor, sabedoria e paciência, sem indignação e fúria. Essa é a dificuldade para alguns professores e pais que foram educados de uma forma autoritária ou violenta.
Outro aspecto que deve ser observado é o dever de impor limites sem comprometer a autonomia do indivíduo, pois é o que estimula a curiosidade e leva ao reconhecimento do prazer de aprender. Não há nenhuma poção mágica, somente a prática com o ensino que vai determinar como agir com cada sujeito, porém os limites devem ser os mesmos, sabendo que as reações a esses limites serão distintas, o que tem que ser diferente é a forma de impor essas regras.
Somente é disciplinado quem quer, assim como só aprende quem tenta, erra, corrige, procura respostas e soluções. Não adianta o educador impor regras se elas não são cumpridas, exigindo resultados sem esquecer que é preciso consciêntizar quem está aprendendo, que com disciplina, a

Relacionados