Aprendizagem e memoria

Páginas: 6 (1474 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
1.0. INTRODUÇÃO
1.1. Revisão Bibliográfica
Sniff, um instrumento de aprendizagem:

“Aprendizagem é a mudança relativamente duradoura de comportamento resultante de experiência. Ela ocorre quando os organismos se beneficiam da experiência para que seus futuros comportamentos sejam mais adaptados ao ambiente” (Gazzaniga e Heatherton, ano:2005, pg185).

Muitos estudiosos buscam a todo tempoexplicar o comportamento e a importância deste na sociedade. Desde a década de 1900 esses estudos vêm ganhando espaço e importância na relação de interação do individuo com o meio. Segundo o psicólogo e estudioso Watson “a aprendizagem ocorre quando os organismos se beneficiam da experiência para que seus futuros comportamentos sejam mais bem adaptados ao ambiente” (Gazzaniga e Heatherton, ano:2005, pag 183).
Baseando-se na idéia de John Locke sobre a tábula rasa, John B. Watson (1913) dizia que todo o conhecimento é adquirido por experiências sensórias. Ele teve essa conclusão depois de ser influenciado pelos experimentos de Ivan Pavlov, pesquisador interessado no reflexo salivar ocorrido quando o estímulo do alimento é apresentado aos animais. Com um aparelho, media asalivação de acordo com o alimento colocado na boca de um cão. Um dia Pavlov descobriu que o cão salivava antes do alimento ser apresentado. Isso acontecia quando o técnico do laboratório entrava na sala ou quando ele via sua tigela. Através dessa observação, ele percebeu que o cão salivava antes mesmo de provar o alimento e iniciou então seus estudos de respostas comportamentais. Pavlov criou ocondicionamento clássico que ocorre quando um estímulo neutro passa a eliciar uma resposta reflexa quando é associado a um estimulo que já produz a resposta. Descobriu então, que essa resposta não era automática e que foi aprendida por meio de uma experiência. Pavlov percebeu uma correlação entre os estímulos e suas respectivas respostas, ou seja, a aprendizagem é algo que acontece diante de umaexperiência, seja ela vivenciada no laboratório ou no cotidiano.
Vimos que a aprendizagem, a partir dos experimentos de Pavlov, tem muitos mecanismos. O cão fez a seguinte relação: quando o técnico entrasse na sala, ele lhe ofereceria comida e assim quando simplesmente via o técnico salivava. A essa relação, portanto, da-se o nome de condicionamento clássico, já que um estímulo neutroeliciou uma resposta. Pavlov chamou a salivação de resposta incondicionada porque não houve nenhum treinamento. O reflexo pode ser chamado de resposta incondicionada, pois que é inato. O alimento foi nomeado de estímulo incondicionado. Na resposta reflexa normal, o alimento é que leva à salivação. Quando o cão aprende que um som é produzido e logo após vem à comida, o som deixa de ser um estímuloneutro e torna-se um estímulo condicionado, já que neste caso há uma aprendizagem. O reflexo salivar agora é uma resposta condicionada. A resposta condicionada geralmente é mais fraca do que a resposta incondicionada.
Depois que ocorreu a aprendizagem, Pavlov continuou seu experimento, agora focado no reflexo condicionado. “...para eliminar os fatores de perturbação..., foi construídoum laboratório especial em Petrogrado no Instituto de Medicina Experimental. O edifício foi cercado de uma trincheira isolante, e cada sala de pesquisa era divida com matérias a prova de som, em dois compartimentos, um para o animal e outro para o experimentador” (Pavlov aprd David off, pág.165).
A associação entre os estímulos condicionados com os estímulos incondicionados, somada aocorrência da repetição para que apareça uma resposta condicionada, é a própria aprendizagem, que chamamos de aquisição. Ela depende então de um intervalo dado entre o estímulo condicionado e o estimulo incondicionado dentro de um tempo e um espaço, o que nos remete ao princípio da contiguidade, bem como de uma relação necessária entre estes estímulos que nos remete agora ao princípio da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizagem e memória
  • aprendizagem e memoria
  • APRENDIZAGEM E MEMÓRIA
  • aprendizagem e memoria
  • aprendizagem e memoria
  • Aprendizagem e memória
  • Aprendizagem e memória
  • A Memória e a Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!