Aprendizagem na Perspectiva Behaviorista (Jonh Watson)

Páginas: 23 (5526 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


REPÚBLICA DE ANGOLA
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS



PSICOLOGIA PEDAGÓGICA


TEMA:
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA BEHAVIORISTA





Grupo nº 1
2º Ano
História/Pós-laboral O Docente:
J. B. Tchimanda




BENGUELA, MAIO DE 2014




REPÚBLICA DE ANGOLA
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEBENGUELA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS



PSICOLOGIA PEDAGÓGICA


TEMA:
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA BEHAVIORISTA


Elementos do grupo:
1- Isaac
2- José
3- Mampassi
4- Maria
5- Pedro
6- Valdez

O Docente:
J. B. Tchimanda

BENGUELA, MAIO DE 2014

INDICE




INTRODUÇÃO
A Psicologia adquire status de ciência no alvorecer da modernidade e busca, a partirdesse momento histórico, compreender as manifestações da alma ou psique, inerentes a vida mental e emocional do ser humano. Semelhante a toda área do conhecimento, esta ciência representa um vasto campo de saberes a ser explorado, abrangendo, especificamente, o desenvolvimento humano nos seus aspectos motor, afectivo e cognitivo, além daqueles provenientes da relação do ser humano com o mundo queo rodeia, isto é, a capacidade de adaptar-se, modificar e entender o seu meio.
O Behaviorismo é uma teoria da aprendizagem que se centra exclusivamente nos comportamentos observáveis, desvalorizando essas tais actividades mentais, que temos dificuldade em descrever, como pensar, desejar, etc. No presente trabalho, far-se-á uma abordagem em torno da aprendizagem na perspectiva destes teóricos,dando especial importância a John B. Watson, considerado o pai desta corrente psicológica.


Principais representantes do behaviorismo
Aprendizagem define-se como uma mudança relativamente permanente no comportamento, resultante da experiência. O que os psicólogos aprenderam a respeito da aprendizagem tem inicialmente origem em estudos sobre ratos, cães, pombos, não sobre seres humanos queaprendem mesmo só através da leitura deste texto, por exemplo. Cerca de um século de investigações sobre a aprendizagem em animais menos sofisticados do que o ser humano parte, portanto, da ideia base de que os princípios gerais de aprendizagem são os mesmos para esses animais e para os seres humanos. Se a algum aluno for perguntado o que aprendeu, hoje, na sala de aula, ele poderá, em resposta,referir-se a novas ideias de que ouviu falar, a listas de coisas que memorizou ou a conceitos que passou a entender. Mas como poderemos nós definir a nossa aprendizagem, se não conseguirmos referir-nos à nossa mente ou aos processos não observáveis? Podemos, neste caso, seguir as ideias dos psicólogos behavioristas.
Watson é considerado o pai e fundador do Behaviorismo, mas é necessário que se diga queantes dele, dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem: primeiro o americano Edward Lee Thorndike (1874-1949), com o seu estudo sobre o condicionamento operante e depois o russo Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936), com os seus estudos sobre o condicionamento clássico. Destacam-se também outros psicólogos behavioristas importantes como Albert P. Weiss (Behaviorismo Biossocial),Edward B. Holt (Behaviorismo Heterodoxo) e outro grupo de psicólogos denominados Neobehavioristas que são: Edwin R. Guthrie (Aprendizagem por Contiguidade), Clark L. Hull (O Método Hipotético-Dedutivo), Frederick B. Skinner (Behaviorismo Indutivo) e Edward C. Tolman (Behaviorismo Intencionalista e Cognitivo).

Aprendizagem segundo a perspectiva Behaviorista
O Behaviorismo teve início em 1913, comum manifesto criado por John B. Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê”, e deriva da palavra inglesa behavior que significa comportamento, conduta. Os behavioristas, de orientação positivista, trabalham com o princípio de que a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exactas, assim como está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizagem na Perspectiva Behaviorista (Jonh Watson)
  • Aprendizagem segundo a perspectiva behaviorista
  • Moralidade numa perspectiva behaviorista radical
  • Criatividade Na Perspectiva Behaviorista
  • Eduard Thorndike aprendizagem Behaviorista
  • perspectiva da aprendizagem
  • A PESQUISA BEHAVIORISTA ANIMAL SEGUNDO WATSON E PAVLOV
  • Teoria Behaviorista de Skinner e concepções de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!