APRENDIZAGEM MOTORA E TRANSFER NCIA BILATERAL UM ESTUDO DE CASO

1076 palavras 5 páginas
APRENDIZAGEM MOTORA E TRANSFERÊNCIA BILATERAL: UM
ESTUDO DE CASO
CELI1, Jonathan Antônio; FRANÇA 2, Rafael; KRUG3, Marilia de Rosso.

Palavras-Chave: Transferência. Aprendizagem. Habilidade. Treinamento.
Introdução
A aprendizagem motora ajuda a estabelecer estratégias para professores, treinadores e terapeutas no desenvolvimento de ações efetivas para o aumento das habilidades motoras e da reabilitação. Compreender como as pessoas aprendem, e como ajudar as pessoas a aprender habilidades motoras. Este assunto é de muita importância, porque busca compreender como as pessoas aprendem habilidades motoras, como elas desenvolvem e usam tais habilidades em várias situações. Magill (1984) salienta que a aprendizagem envolve uma modificação no estado interno de uma pessoa, que deve ser inferida a partir da observação do comportamento ou do desempenho daquela pessoa. Para que a aprendizagem seja efetiva deve-se consideram as variáveis que interferem neste processo.
Uma das variáveis que interferem significativamente no processo de aprendizagem, Magill
(1984) cita a transferência.
Existem vários conceitos de transferência de aprendizagem, dentre eles pode-se citar: Magill
(1984), que a define como sendo a influência da experiência anterior no desempenho de uma habilidade num novo contexto ou na aprendizagem de uma nova habilidade; Teixeira (1992) entende como a influência da aprendizagem de uma habilidade motora sobre o desempenho ou aprendizagem de outra habilidade; Schmidt e Young (1987) a definem como o ganho (ou perda) na capacidade de responder na transferência ou na tarefa critério como uma função da prática ou experiência na tarefa treinada, e o efeito que a aprendizagem prévia de uma determinada tarefa exerce sobre a aprendizagem ou desempenho em outra tarefa num momento posterior.
Considerando que em nossos dias, aumenta cada vez mais o número de pessoas querendo melhorar a sua capacidade de desempenhar com eficiência uma habilidade motora e que esta melhora pode

Relacionados