Aprendizagem matemática com o uso de softwares.

Páginas: 7 (1713 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
Aprendizagem Matemática com o uso de softwares.

Resumo:

O ensino curricular qualificado é fator primordial para a inserção social. Nessa perspectiva, é necessário adequar os métodos didático-pedagógicos docentes de forma que relacionem o meio social com o meio escolar, atrelando o conhecimento teórico com as suas exemplificações e representações práticas, relacionando o saber matemático coma vida social e cotidiana dos indivíduos, despertando-os para a aprendizagem significativa. Este trabalho mostra como o uso da tecnologia, quando planejado de forma adequada à realidade que circunda os indivíduos, mediante o uso de softwares no ensino matemático pode contribuir na efetivação da aprendizagem, despertando o interesse e a curiosidade dos discentes no intuito de uma aprendizagemmatemática efetiva, derrubando paradigmas de uma ciência vazia de significados, mostrando a importância da Matemática na vida cotidiana dos educandos e da sociedade, além da sua presença e relevância em todas as áreas do conhecimento humano.

Palavras-chave: Tecnologia; Interdisciplinaridade; Software; Aprendizagem.

1. Introdução

Desde março de 2010, o curso de Licenciatura em Matemáticada Universidade Estadual Vale do Acaraú (instituição de ensino localizada na cidade de Sobral, no sertão norte cearense, distante 200 km aproximadamente da capital, Fortaleza) está engajado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), projeto da Capes, órgão do Ministério da Educação, vinculado ao governo federal. O objetivo do programa é incentivar a prática pedagógicados acadêmicos de forma planejada e gradual com incentivo financeiro e apoio da universidade e da escola. O curso conta atualmente com 30 estudantes bolsistas (20 que iniciaram suas atividades em Março de 2010 e 10 que iniciaram suas atividades em Julho de 2011) que atuam em seis escolas da região norte do estado do Ceará, entre elas a escola Elza Goersch, localizada na cidade de Forquilha, sertãocearense, a 185 km da capital Fortaleza. Funcionando em 2011 nos turnos diurno, vespertino e noturno, atendia a 1.480 alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio.
Desenvolvemos no primeiro semestre de 2011, na escola Elza Goersch, entre os meses de Fevereiro e Junho um trabalho que mesclou o conhecimento teórico com as exemplificações e demonstrações práticas no ensino da Trigonometria usando osoftware matemático “Geometria Interativa”. Escolhemos as salas do 2º ano (Turmas A e B) do turno vespertino para trabalharmos o projeto no contra turno daquele em que os educandos frequentavam regularmente a instituição escolar. Levamos em conta que o docente das turmas referidas abordava o estudo trigonométrico em sala de aula. Estas turmas tinham 50 alunos matriculados em cada sala, todosfrequentando regularmente as aulas. Em relação ao projeto desenvolvido, onde realizávamos encontros semanais de duas horas e meia, tínhamos uma frequência que oscilava entre 15 e 25 alunos, englobando as duas turmas.
O ensino de Matemática é, muitas vezes, trabalhado de maneira linear, baseado em memorização de regras e conceitos, desvinculado da realidade do educando, provocando desinteresse,desestímulo e uma não aprendizagem. Nesse trabalho, constatamos que o ensino pode ser atraente e estimulante, desde que se adequem os métodos didático-pedagógicos com a realidade que circunda os indivíduos e a tecnologia pode contribuir nesse aspecto, mostrando a Matemática como algo dinâmico e com significação real no cotidiano dos discentes e da sociedade em geral.


2. ObjetivosVisamos despertar o interesse e aguçar a curiosidade geométrica dos educandos, almejando a aprendizagem, atrelando o conhecimento teórico adquirido pelos discentes na sala de aula com as demonstrações e exemplificações práticas do conhecimento trigonométrico, utilizando o software “Geometria interativa”, um programa matemático livre e gratuito, que estava à disposição da comunidade escolar no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso dos jogos para a aprendizagem matematica
  • O Ensino da Matemática através do uso de softwares
  • O uso dos jogos no ensino aprendizagem da matematica
  • Aprendizagem da matemática na perspectiva do construtivismo com uso do geogébra
  • O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO AUXÍLIO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
  • Uso de softwares no ensino de ciências
  • O uso de Softwares nas escolas
  • Softwares educativos de matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!