APRENDIZAGEM INFORMAL NAS ORGANIZALÇOES

1161 palavras 5 páginas
Gestao.org – Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. A Teoria sobre Aprendizagem Informal e suas implicações nas organizações. Texto de Leonardo Flach e Claudia Simone Antonello.

A Teoria sobre Aprendizagem Informal e suas implicações nas organizações, traz ao leitor diversos questionamentos sobre a importância do aprendizado informal nas organizações, e as diferenças entre o formal e o informal. Pretende-se neste artigo explorar as contribuições da literatura sobre a Aprendizagem Informal para o aprimoramento técnico, cognitivo e social dos trabalhadores nas organizações.

O artigo divide-se em quatro seções sendo elas: Introdução; Aprendizagem Informal; Comunidades Praticas e as Considerações Finais.

Na primeira seção, Flach e Antonello descrevem como ocorre o processo de aprendizagem informal nas organizações, falam do dia a dia de trabalho dos indivíduos e da forma que os mesmos adquirem conhecimento e experiências, através de rotinas de tarefas e na interação com os companheiros.
Segundo os autores a uma grande demanda por parte das organizações por profissionais com capacidades de liderar, que tenham inteligência emocional e espirito de equipe, os mesmos fazem alguns questionamentos, quanto a capacidade dos processos de aprendizagem formal darem conta de suprir estas habilidades exigidas. E citam estudos realizados por MARSICK e WATKINS (1990), as autoras concluíram que somente 20% da aprendizagem dos funcionários provinha de processos formalizados de aprendizagem. E SOROHAN (1993) também estimou que aproximadamente 90% da aprendizagem no local de trabalho era tomada pela aprendizagem informal. No decorrer do texto aparecem mais questionamentos em relação a uma possível substituição do aprendizado formal pelo informal; a busca de achar onde estão as falhas do processo formal e também a possibilidade de formalizar estes processos informais de aprendizado.
Com o objetivo de debater estas questões o artigo propõe-se explorar as

Relacionados