APRENDIZAGEM COLABORATIVA

686 palavras 3 páginas
APRENDIZAGEM COLABORATIVA
A Aprendizagem Colaborativa pode ser compreendida ou definida como método ou técnica de aprendizagem que é compartilhada por diversas pessoas ou grupo de pessoas com o intuito de que todos os envolvidos no processo possam aprender com a participação ou colaboração de cada um componente do grupo, compartilhando conhecimento.
As interações entre os componentes do grupo ocorrem por meio de acúmulo de conhecimentos já existentes individualmente, conhecimentos esses já adquiridos em seus diversos grupos de convívio.
A aprendizagem colaborativa deve considerar as interações ou trocas entre os indivíduos e os papéis sociais exercidos em cada ambiente de convivência, precisa ser desequilibrado, e com a assimilação de algo novo, ocorre o reequilíbrio.
Este processo acaba conduzindo os grupos de pessoas de sua convivência a compartilhar outros conhecimentos possibilitando uma disseminação ou compartilhamento de conhecimentos de forma interrelacional.
A aprendizagem colaborativa tem sido usada por professores de várias disciplinas, cujo objetivo é o de preparar alunos para um processo de educação continuada e que deverá acompanhá-los por toda a sua vida.
O trabalho em equipe no trabalho colaborativo estabelece uma subordinação da colaboração à cooperação posto que o trabalho colaborativo depende da cooperação entre os membros de um grupo.
A Internet é uma ferramenta adequada para auxiliar no processo de aprendizagem colaborativa e determina a necessidade de um produto final. A colaboração no ensino virtual representa organização, comunicação e operação em conjunto em um espaço que seja compartilhado. A cooperação e a colaboração são utilizadas como sinônimos, apesar de que a colaboração existe quando dois ou mais indivíduos, que tenham habilidades e competências que se complementam, interagem virtualmente para criar um conhecimento compartilhado, cujo conhecimento nenhum deles detinham antes.
A colaboração virtual ocorre em espaços de

Relacionados

  • O papel da tecnologia da informação no contexto da gestão
    12676 palavras | 51 páginas
  • FOUCAULT Michel
    121312 palavras | 486 páginas
  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas