Aprendizagem Aaiva

315 palavras 2 páginas
As crianças devem ser respeitadas como sujeitos autônomos no seu processo de aprendizado, e para que isto ocorra a criança tem que ser estimulada a pensar, a tomar decisões, aprender a conviver com seus colegas, a respeitar as diferenças e as opiniões, e é na escola que ele vai ter esse grande incentivo e oportunidade. Toda a comunidade escolar (Pais, professores, orientador educacional e supervisor escolar) devem trabalhar em união para oferecer os estímulos necessários.
Com as novas visões pedagógicas, os professores têm que trabalhar com planejamento de suas ações, pensar e agir de modo organizado e interdisciplinar, ser um pesquisador que busca interpretar a realidade para intervir nela, assegurando ao aluno um atendimento de qualidade que vise seu desenvolvimento integral.
As crianças agem a partir da sua curiosidade e desejo de explorar, de conhecer o novo, e aprendem a todo o momento, e por isto quando estimuladas para o exercício da reflexão no que diz respeito ás suas ações nos processos de aprendizagem, passam a ser ativos e críticos, manifestando opiniões, intervindo na realidade em que vivem. Segundo o Ministério da Educação, devemos enxergar a criança como: “Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2009, p.12)
As pessoas querem se vistas, ouvidas, participar de um grupo desde a infância, e nestas interações com o outro que adquirimos conhecimento individual e coletivo, fazemos cultura! A escola mais do que ensinar, buscar formar cidadãos com opinião e conhecimento da realidade, preparados para o mundo globalizado e suas constantes

Relacionados