Aprender e ensinar geografia

Páginas: 2 (350 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
APRENDER E ENSINAR GEOGRAFIA

Independentemente da perspectiva geográfica, a maneira mais comum de se ensinar Geografia tem sido através do discurso do professor, ou do livro didático. Para tanto,o estudo da sociedade e da natureza deve ser realizado de forma conjunta.
A observação, descrição, experimentação, analogia e síntese devem ser ensinadas para que os alunos possam aprender aexplicar, compreender e até mesmo representar os processos de construção do espaço e dos diferentes tipos de paisagens e territórios.
A paisagem local, o espaço vivido pelos alunos deve ser o objeto deestudo ao longo dos dois primeiros ciclos. Nos ciclos subseqüentes, o ensino de Geografia deve intensificar ainda mais a compreensão, por parte dos alunos, dos processos envolvidos na construção doespaço geográfico. Porém, para além de uma abordagem descritiva da manifestação das forças materiais, é possível também nos terceiro e quarto ciclos propor estudos que envolvam o simbólico e asrepresentações subjetivas, pois a força do imaginário social participa significativamente na construção do espaço geográfico e da paisagem.
Mesmo na escola, a relação da Geografia com a Literatura, porexemplo, tem sido redescoberta, proporcionando um trabalho que provoca interesse e curiosidade sobre a leitura do espaço e da paisagem. É possível aprender Geografia desde os primeiros ciclos do ensinofundamental através da leitura de autores brasileiros consagrados — Jorge Amado, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, entre outros — cujas obras retratam diferentes paisagens do Brasil, emseus aspectos sociais, culturais e naturais.
Pede uma cartografia conceitual, apoiada numa fusão de múltiplos tempos e numa linguagem específica, que faça da localização e da espacialização umareferência da leitura das paisagens e seus movimentos.
Na escola, assim, fotos comuns, fotos aéreas, filmes, gravuras e vídeos também podem ser utilizados como fontes de informação e de leitura do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprender a ensinar, ensinar a aprender
  • Aprender é ensinar
  • Ensinar para aprender
  • Ensinar e Aprender
  • Ensinar e aprender
  • Ensinar e Aprender
  • ENSINAR E APRENDER
  • Ensinar e Aprender

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!