Aprender e ensinar através de Mapas Conceituais

Páginas: 20 (4871 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
APRENDER E ENSINAR ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS.

Neichelli Fabrício Langona1


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a concepção dos professores do Ensino Fundamental sobre a utilização dos mapas conceituais como forma de organizar, avaliar e facilitar a aprendizagem dos alunos, levantando dados quantitativos e qualitativos da utilização deste recurso como facilitador daaprendizagem. Para a realização do estudo, foram feitas pesquisa bibliográfica, buscando fundamentação teórico-metodológica e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário aos professores de seis escolas municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com perguntas fechadas de múltipla escolha, para levantar informações acerca do conhecimento e utilização do recurso comofacilitador da aprendizagem dos alunos.

Palavras – chave: Uso de mapas conceituais. Facilitar a aprendizagem. Prática docente.


Introdução
Frente a tantas mudanças na sociedade, a escola precisa se ajustar à uma nova realidade na qual o aluno deixa de ser paciente da aprendizagem e torna-se um sujeito autônomo, crítico, reflexivo e capaz de articular seus conhecimentos na construção da suaprópria história.
Novak ressalta que:

Se viermos a entender melhor os processos de aprendizagem humana e se aprendermos a aplicar este conhecimento no planejamento de novos programas instrucionais, a educação poderá ser quantitativa e qualitativa melhor do que tem sido.

A presente pesquisa constata que poucos são os professores que apresentam conhecimento satisfatório sobre a teoria deaprendizagem significativa de David Ausubel e tampouco tiveram a oportunidade de conhecer a amplitude das atividades que podem ser devolvidas utilizando os Mapas Conceituais (MCs). Para Nunes ”a metodologia dos MCs ainda não é muito comum no contexto brasileiro, embora haja muitas possibilidades de se trabalhar pedagogicamente com esse recurso”.
A falta de conhecimento impede sua aplicação, poisimpossibilita que o professor utilize-se da construção dos mapas conceituais e dos benefícios que o recurso proporciona ao enriquecer as aulas e auxiliar na avaliação processual dos alunos.
Diante dos estudos realizados, iniciamos nossa investigação, partindo da premissa de que os mapas conceituais constituem-se em um material completo que pode ser utilizado igualmente por alunos e professores,facilitando a organização de conceitos e sua recordação, podendo ser utilizado tanto para a exposição, a elaboração como para a avaliação dos conteúdos ministrados.
O trabalho com MCs baseia-se nos estudos de aprendizagem significativa desenvolvidos por Ausubel et al2. Este autor afirma que o sistema nervoso de um indivíduo é altamente organizado e o faz de maneira a incorporar hierarquicamenteconceitos mais abrangentes no topo da estrutura cognitiva e submete as informações menos gerais e mais específicas a esses conhecimentos.
Observando esses estudos, Novak se propôs a criar uma maneira mais fácil de mapear esse conhecimento na estrutura cognitiva do aprendiz e que pudesse facilitar a interação indivíduo-conhecimento. Em suas palavras “[...] um MC é um recurso esquemático para representarum conjunto de significados conceituais incluídos numa estrutura de proposições”.
Assim os MCs possibilitam uma abrangência de utilizações que poderia ser mais aproveitada no ambiente educacional a fim de promover a aprendizagem significativa e a autonomia do educando no processo de interação com o seu conhecimento.
A escola ainda está muito presa a estrutura tradicional de ensino, exigindoque o aluno expresse seus conhecimentos por meio de relatórios e avaliações que não levam em conta o seu aprendizado individual e sim uma reprodução do próprio modelo textual que foi estudado.
Gava sugerem que o trabalho com MCs possa auxiliar na verbalização de ideias, de forma diferenciada, desprendendo-se da estrutura tradicional de texto.
Sobre esse assunto Bruner3 corrobora, afirmando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensinar Aprender Pesquisar E Avaliar Mapas Conceituais Resumo
  • Aprender a ensinar, ensinar a aprender
  • Aprender é ensinar
  • Ensinar para aprender
  • Ensinar e Aprender
  • Ensinar e aprender
  • Ensinar e Aprender
  • ENSINAR E APRENDER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!