Aprender a aprender

Páginas: 2 (317 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2012
Aprender a aprender


Maria Selma Barboza dos Santos

1. Qual a estratégia decontextualização e mobilização utilizada pelo educador?
A partir da apresentação de um modelo o educador solicita ao aprendiz que consiga ele mesmo realizar a tarefa.
O educador apresenta um “modelo”, e atravésdeste, tenta mobilizar o aprendiz para sua execução, através da observação, levando o mesmo a construir a tarefa.
2. O educador e o educando atuam de forma distinta em dois momentos. Em ambos osmomentos, a atuação do aprendiz é predominante. O educador propõe Atividades de Aprendizagem. No primeiro momento ele fornece um modelo de resultado final (vaso de cerâmica) e solicita que o aprendizconsiga o mesmo resultado final. Na segunda vez (objeto mágico) ele atua de forma diferente. Tomando esses dois momentos, reflita e responda: na situação real de ensino-aprendizagem, qual das duasAtividades de Aprendizagem é mais eficaz para aprender a aprender?
Entendo que as duas são eficazes. Porém, se buscarmos, por exemplo, em Perrenoud, quando refere à noção de competência, exige-se tomadade decisão para resolução de problemas, de modo que possuir conhecimentos ou capacidades não é sinônimo de possuir competências, assim, é exigido a mobilização de recursos para a ação. Então, para quehaja competência, haverá exigências, e elas, foram bem solicitadas, quando o educador nas duas situações (vaso de cerâmica e objeto mágico), esperou que o aprendiz construísse.
3. Como educador,você age de forma mais parecida com a primeira proposta (vaso de cerâmica) ou com a do segundo movimento (objeto mágico)? Descreva brevemente como você atua.
Com o tempo, aprendi que o TEMPO fazmuita diferença no processo de aprendizagem. Diariamente nos deparamos com diferentes “tempos”. Por isso, tento, dentro da medida do possível, respeitar cada aluno individualmente, mesclando idas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprender a Aprender
  • Aprender
  • Aprender
  • Aprender
  • aprender e aprender
  • Aprender
  • Aprender
  • aprender

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!