Aprender Brincar

Páginas: 12 (2908 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Partindo do princípio da necessidade de inovar as praticas educativa, tendo em vista as dificuldades geradas no processo de ensino-aprendizagem, pretende-se alcançar um aprendizado eficaz na educação infantil, no qualse pode recorrer á recursos alternativos que garantam o sucesso da aquisição do conhecimento, sendo um deles o manejo do lúdico, da aprendizagem adquirida através dobrincar. Portanto, foca-se, percebendo seus conceitos e seu desenvolvimento dentro do campo educacional.

DESENVOLVIMENTO
CONCEITO DE APRENDIZAGEM
A psicologia define a aprendizagem como modificação do comportamento e aquisição de hábitos. Podendo também, ser entendida como um processo gradual na vida do ser humano, visto que,a aquisição de conhecimento ocorre de forma diária, contínua efragmentada onde integra e aprimora novos conceitos,devendo se levar em conta a maturidade e o estilo do individuo frente à aquisição dessa aprendizagem, ou seja, percebê-la de maneira pessoal.
Diversos psicólogos desenvolveram algumas teorias distintas a cerca da aprendizagem. Skinner a partir da sua experiência no condicionamento operante considera que a eficácia de um programa de reforços educacionaismodela comportamentos de respostas que se aproxima ao desejado no padrão educacional. A Gestalt a entende como um processo de percepção que agregada à estrutura cognitiva pode modificá-la.
Vários são os pesquisadores nessa área, mais pouco se tem encontrado como uma prática assertiva e padronizada dedicada aos pais e professores no intitulado aprendizado infantil tanto no âmbito escolar quantopsicossocial e familiar, não é que se queira estabelecer uma “receita pronta” e tão pouco atribuir conceitos de senso comum para essas praticas educacional, mas sim aprimorar as ferramentas para que a aquisição dessa aprendizagem ocorra de forma significativa e não patológica.
Rogers afirma que o educador deve concentrar sua atenção não em ensinar, mas criar condições que promovam aaprendizagem, dessa forma o melhor ambiente para a aprendizagem é aquele que resulta da qualidade de interação humana, especialmente do grau de qualidade entre professor e os alunos, e ainda classifica três condições para a aprendizagem: a) ter empatia, que permite que o educador compreenda os sentimentos do aluno e que se compreenda o que esta sendo aprendido; b)aceitação do aluno, que é positivo por aceitaros alunos como é c) incondicional pelo professor aceitar o aluno sem reservas sendoautêntico, honesto e congruente, aplicado assim aosignificado de “ser-o-que-é” dentro do incondicional, com essas três condições a criança é livre para aprender. Segundo Barros, também se devem levar em conta as condições de aprendizagem para que a mesma ocorra de forma efetiva nos alunos, independente da teoria,devendo considera-se a: saúde física e mental, a motivação, prévio domínio, maturação, inteligência concentração ou atenção, memória, que devem ser requisitos primordiais relacionados à prontidão de aprendizagem desse aluno, claro se leva em conta a significância que essa criança tem do querer aprender e do que se deve aprender.
APREDER BRINCANDO
“Aprender brincando, ou que brincando se aprende”,é uma abordagem que vem buscando concordância desde a antiguidade dentro das práticas pedagógicas enquanto metodologia de aprendizagem.
Moreira (2009) apud Aristóteles citado por Kishimoto (1992) diz que:
que se devia propiciar a todos os cidadãos, o aprendizado das artes plásticas, dança emúsica, como parte integrante da cultura intelectual desse individuo, em fim,ambos os filósofosacreditavam no principio do homo totus grego, que por meio da educação seria possível desenvolver a totalidade das forças do homem, sem alto limitá-lo, por uma estreita especialização. Já na idade média que se caracterizava por repressão, considerava os fatores acima citados, como profanos e que também empobreciam a filosofia lúdica da prática pedagógica, de maneira que estaria associando apenas o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincar e aprender
  • Brincar de aprender
  • Aprender a brincar, aprender a viver
  • Brincar é mais que aprender
  • Brincar e Aprender
  • brincar e aprender
  • Brinquedoteca: espaço para brincar e aprender
  • Brincar e aprender com os alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!