aprender brincando

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
091440000
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ketheley kelly fontes de oliveira
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: Aprender brincando
02413000
Castanhal
2014
ketheley kelly fontes de oliveira
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: Aprender brincando
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as DisciplinasEnsino de arte e música, Ensino de matemática na educação infantil, Ensino de natureza e sociedade, Seminários V, Estágio Curricular Obrigatório I- Gestão. Profs. Rosely Montagnini, Keila Tatiana Boni, Andréia Zompero, Raquel Lemos, Vilze Vidotti.
Tutora eletrônica: Paula
Tutor(a) de sala: Alessandra Feitosa
Castanhal
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃODESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO A PARTIR DOS JOGOS E BRINQUEDOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIASINTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo compreender um pouco mais sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, associar os conhecimentos e conceitos teóricos apreendidos nas disciplinas e a importância dos jogos na Educação Infantil.
Para isso, utilizaremos como metodologia a leitura e análise do textos e citações de alguns autores, para que hajaembasamento teórico que forneça suporte necessário à análise. Observaremos o benefício criado pelo lúdico, e como através de jogos e brincadeiras o aprendizado acontece.

2- DESENVOLVIMENTO
Ao longo da nossa caminhada pela Educação, constatamos queas bricadeiras e jogos estão muito presentes, no “brincar e aprender”, a brincadeira faz parte do universo infantil, e a inclusão dos jogos e brincadeiras no campo educacional tem como pressuposto servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção de conhecimento. Processos esses que devem sempre estar interligados.
O jogo, o brincar e o brinquedo desempenham papelfundamental no processo de aprendizagem, e negar a importância dos mesmos, é talvez renegar a nossa própria história de aprendizagem.
Os jogos e brincadeiras são ferramentas que desafiam o educando e a criança à descobertas, e apartir delas um aprendizado prazeroso e eficaz. Seu diferencial é permitir a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vidacom alegria, prazer e vivência grupal.
Segundo CUNHA (2001), Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.

A brincadeira é uma atividade espiritual mais pura do homem neste estágio e, ao mesmo tempo, típica da vida humanaenquanto um todo da vida natural interna no homem e de todas as coisas. Ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo... A criança que brinca sempre, com determinação auto-ativa, perseverança, esquecendo sua fadiga física, pode certamente torna-se um homem determinado, capaz de autosacrifício para a promoção do seu bem e de outros...Como sempre indicamos obrincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação (Froebel, 1912c, p.55)

O mundo lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício, é o mundo da fantasia, do faz de conta, do jogo e da brincadeira, podemos considerar o lúdico como um laboratório para todos envolvidos neste processo, pois através dele muitas experiências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprender brincando
  • APRENDER BRINCANDO
  • Aprender brincando
  • Aprender brincando
  • Aprender brincando
  • Aprender Brincando
  • Aprender brincando
  • aprender brincando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!