APRENDER BRINCANDO. O brincar como prática pedagógica e instrumento avaliativo na Educação Infantil.

639 palavras 3 páginas
APRENDER BRINCANDO.
O brincar como prática pedagógica e instrumento avaliativo na Educação Infantil.

Yasmim Isabele da Silva
Profª Orientador : Maria Rita Lopes dos Santos.
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico.
07/11/2013

Tema de interesse: O brincar

Delimitação do tema: O brincar como prática pedagógica e instrumento avaliativo na Educação Infantil.

Relevância do tema: Durante o curso de Licenciatura em Pedagogia foi observado que alguns profissionais da área de Educação ainda vem o brincar como uma forma de passar o tempo ocioso dentro das escolas, de acordo com a autora Mônica Fantin (2000, p.6) a criança utiliza a brincadeira para extravasar os seus sentimentos , ela brinca, interage , conhece novas culturas e formas de ver o mundo; além de aprender. Nesse sentido este tema é de muita importância, pois os profissionais de educação podem utilizar o brincar como uma prática pedagógica e um instrumento avaliativo.

Pergunta da pesquisa: Alguns autores como kishimoto e Fantin já abordam o brincar como uma prática pedagógica, mas além de usufruir do brincar no planejamento, como seria utilizar o brincar como instrumento avaliativo eficaz?

Objetivo geral:

Analisar o ato brincar como uma prática pedagógica, passível de ser utilizado como um instrumento avaliativo.

Objetivo específico:

Discutir o brincar como uma prática pedagógica, capaz de entrar no planejamento do professor, desde que aplicado com intencionalidade.
Articular o brincar como prática pedagógica e como uma forma avaliativa da criança e do seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor.
Documentar análises feitas no estágio obrigatório, após estudo bibliográfico, para concluir a real possibilidade de utilizar o brincar como uma forma de avaliação.

Metodologia da pesquisa: Esta pesquisa será básica, tendo em vista que será realizado um estágio em uma Unidade Educativa, porém com um tempo de duração reduzido, de uma forma qualitativa; buscando

Relacionados