aprender antropologia françois laplantine cap.2 e 3

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
Resumo do 1º Capitulo
Séc 14
ideologias concorrentes:

Las Casas: Muito parecido com o mito do Bom Selvagem, no qual o indígena seria puro, podendo ter até uma sociedade, politica,dentreoutros, melhor que a sociedade europeia, que é suja; pervertida.

Sepulveda: Aqui, já trata o indígena como um ser ignorante, que por não ter o mesmo conhecimento que a sociedadeeuropeia tinha, ou ter amesma religião, tinha a obrigação de ser escravo(pois na visão dele são preguiçosos, algo que não é verdade), e passível de punição, caso não quisesse se tornarescravo.

A Figura do Mau Selvagem edo Bom Civilizado:
Como Sepulveda, vários antropólogos da época viam os indígenas como seres inferiores, por diversos motivos. Ou por não ter uma“cultura” obviamente inteligente quanto a europeia,ou por seus costumes, na opinião, ou melhor, na visão europeia, horrendos, que são denotados, de maneira negativa, como superstição.
Por essasações, são taxados como monstros, ou pior, deveriam serextintos da terra.
Diria, na minha opinião, que a antropologia, nessa época, era visivelmente infante. Era muito partidária, e eraperceptível o tamanho choque de culturas nos textos, que acabavase transformando em preconceito e a tentativa de inferiorizar outras culturas. Isso pode se perceber facilmente no texto deHegel, que além de já inferiorizar os negros na Africa, pelos seus costumes,e sua suposta falta de respeito com seus iguais, usa a cor dos negros como algo ruim.

A Figura do Bom Selvagem edo Mau Civilizado:
Nesse caso, já é perceptível uma visão mais próxima darealidade, não rebaixando uma cultura diferente. Para esse pensamento, o indígena poderia ser, na verdade, um serpuro, próximo da pureza dos animais, que não se preocupam com dinheiro, vivendo só por viver,numa sociedade, a qual foi muito descrita por antropólogos e viajantes como o “paraíso”.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • François laplantine, aprender antropologia
  • APRENDER ANTROPOLOGIA (François Laplantine)
  • APRENDER ANTROPOLOGIA François Laplantine
  • Fichamento sobre a obra: APRENDER ANTROPOLOGIA de François Laplantine
  • Resenha: Aprender Antropologia – François Laplantine
  • Antropologia François laplantine sintese do capitulo 3
  • A figura do bom selvagem e do mau civilizado
  • Resumo dos primeiros 4 capitulos do livro "aprender antropologia" de françois laplantine

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!