Aprendendo com jogos educativos (criança)

Páginas: 9 (2235 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO


Este trabalho tem a intuição de transmitir a aprendizagem que os jogos educativos trazem aos alunos, como os professores utilizam os recursos didáticos e qual metodologia usada para obter melhores resultados no processo de aprendizagem dessas crianças.
Quando analisamos a fundo esse assunto compreendemos que os jogos educativos, ou o Lúdico, usados em sala de aula serve degrande auxilio ao professor fazendo com que os alunos aprendam de maneira prazerosa e dinâmica.
Brincar com jogos didáticos é um ótimo recurso, desde que seja bem trabalhado e tenha um objetivo claro e coerente.
“A educação mais eficiente é a aquela que proporciona atividade, auto- expressão e participação social às crianças.” (Froebel)Aprendendo com Jogos Educativos


Nos dias atuais, sabe-se que os jogos são uma ótima forma de aprendizagem para os alunos, seja a idade que for. Como para uma criança brincar é fundamental, e ate mesmo quando falamos nelas às vezes pensamos em brincadeiras, pois bem nada melhor incorporar a brincadeira na sala de aula, para proporcionar a eles um desenvolvimento, umapego aos estudos e até mesmo para servir como pretexto de o aluno ir a escola, por ser uma escola dinâmica que sabe interagir com seus alunos.
Para as crianças o brincar em sala de aula torna-se uma experiência muito boa, tanto para o seu desenvolvimento e crescimento psicológico, pois através de jogos educativos eles aprendem a contar, ler, escrever, mas isso vai depender muito da ação doprofessor em sala de aula, veremos isso mais a frente do trabalho.
Através desses jogos trabalhados em sala de aula os alunos aprendem aconviver no dia a dia.
Conforme Tremea (2000), as principais características que distinguem os vários tipos de jogos demonstram a importância no desenvolvimento da criança. A maneira como se realiza o jogo, envolvem várias ações que geram múltiplos sentimentos,como exaltação, tensão, alegria, frustração... Também através do jogo, a criança manifesta sua criatividade, espontaneidade, iniciativa e imaginação.
Lopes (2000) salienta também os principais objetivos pedagógicos a serem trabalhados na criança. São eles: trabalhar a ansiedade, rever os limites, reduzir a descrença na auto capacidade de realização, diminuir a dependência desenvolvimento daautonomia, aprimorar a coordenação motora, desenvolver a organização espacial, melhorar o controle segmentar, aumentar a atenção e a concentração, desenvolver antecipação e estratégia, ampliar o raciocínio lógico, desenvolver a criatividade, perceber figura e fundo e trabalhar o jogo, ensinar a ganhar e perder.
Piaget classificou os jogos lúdicos em três etapas na vida da criança baseando-senuma evolução sistematizada, estruturando-os em três classes: fase sensório-motor, maternal que vai de 1 a 2 anos aproximadamente, nessa fase a criança desenvolve seus movimentos, seus músculos, sua percepção e seu cérebro. A fase simbólica que é o jardim que vai de 2 a 4 anos aproximadamente, nessa fase a criança começa a se diferenciar de outras coisa, exercita seus movimentos motores adora rasgarpintar pegar no lápis mexer com as coisas entre outros. E a ultima fase que é a da operação concreta escola de 1º grau de 6/8 a 11/12 anos de idade essa é a fase escolar em que a criança incorpora os conhecimentos sistematizados, tomar consciência de seus atos e despertara um mundo em cooperação com seus semelhantes.







Tipos de jogos

A utilização de jogos em sala de aula é umaboa opção de ensino do professor para os seus alunos, pois eles contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual e social do educando.
Podem ser trabalhados em todas as disciplinas, desde que sejam bem adaptados aos conteúdos, à faixa etária e prontidão dos alunos.
Temos alguns exemplos bem interessantes de jogos usados em sala de aula que são de quebra cabeça, ligues os pontos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos Educativos
  • Jogos Educativos
  • jogo educativo
  • Jogos educativos
  • Jogos educativos
  • jogos educativos
  • Jogos educativos
  • Jogos educativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!