Aprendaestudar

1877 palavras 8 páginas
APRENDA A ESTUDAR
UM GUIA PARA O SUCESSO DO ESTUDANTE

Leiliane Bernardes Gebrim
Psicóloga – CRP: 09/ 006042

Para que você tenha sucesso na sua aprendizagem é preciso que você seja um estudante ativo e comprometido com seus estudos. Não há um método de estudo ideal. Cada aluno deve eleger o seu. No entanto, selecionamos algumas técnicas e orientações que, se forem seguidas, contribuirão para minimizar o impacto da transição do ensino médio à educação técnica e superior, garantindo bons resultados na aprendizagem. Lembrando que o mais importante é ter disciplina, vontade de aprender, saber superar seus limites e nunca desistir.
A metodologia de ensino utilizada no Instituto Federal exige que o aluno faça a sua parte no processo de aprendizagem, estudando em casa os conteúdos, anotando as dúvidas, fazendo perguntas ao professor na hora da aula. A seguir, você encontra algumas dicas caso você queira se organizar para ter sucesso nos estudos e na vida.
- As disciplinas têm duração de um semestre, por isso o aluno deve conseguir dividir adequadamente o seu tempo para estudar cada disciplina oferecida nesse período;
- O estudo exige uma mudança do aluno em sua forma de estudar: é preciso que você desenvolva argumentação, raciocínio lógico e eleve a sua capacidade de reflexão e autonomia. Quanto menos você depender do professor, maior será seu desenvolvimento intelectual.
- O aluno tem o dever de fazer sua parte no processo de aprendizagem.
Durante as aulas, o professor lança conceitos fundamentais para a compreensão do conteúdo de cada disciplina, no entanto, o aluno deve estudar em casa, fazer os exercícios e grupos de estudo com os colegas. Evite deixar todo o conteúdo para ser estudado na véspera das provas. Você aproveitará melhor o que o professor pode oferecer se fizer uma leitura do conteúdo antes da aula e levar suas dúvidas para serem sanadas por ele;
- Utilize a biblioteca do campus e outras bibliotecas públicas. Se possível, compre livros que estiverem em

Relacionados