Aprenda a adicionar um certificado digital.pdf

594 palavras 3 páginas
Aprenda a adicionar um certificado digital em seu e-mail

Certificação digital é um meio eficiente de garantir a confidencialidade e a procedência durante a troca de mensagens
Contar com um mecanismo eficiente que contribua para ampliar a segurança na troca de emails, além de ser uma boa prática em segurança da informação, também pode reduzir significativamente os riscos de envio e recebimento de mensagens falsas. Além disso, dá uma garantia a mais quando os e-mails têm conteúdo confidencial. Nesta coluna irei falar sobre assinatura digital nos e-mails e sobre criptografia das mensagens usando clientes de e-mail gratuitos. O uso do e-mail é uma das práticas mais ágeis de comunicação e troca de documentos, adotada largamente por profissionais, estudantes e empresas. Mas é preciso tomar algumas precauções para que o serviço, além de eficiente, seja protegido contra fraudes. Uma alternativa para ampliar a credibilidade no uso do e-mail é a assinatura digital do seu conteúdo. Por se tratar de um conceito amplo, usado em outras áreas que requerem a troca de informações, irei focar a coluna no emprego em mensagens eletrônica.
Como funciona
Para que um e-mail seja assinado digitalmente, é necessário contar com um certificado digital.
Por meio dele, será possível assinar digitalmente os e-mails e enviar mensagens criptografadas aos seus destinatários. Ao enviar qualquer mensagem, ela poderá receber a assinatura digital.
Porém, para que possa ser validada, o destinatário já deverá ter recebido previamente a chave pública para poder validar autenticidade e a procedência do e-mail.
Obtendo um certificado digital
Existem empresas que oferecem o serviço de certificação digital para necessidades mais complexas. Contar com uma consultoria especializada é providencial. Mas, para muitos casos, o mais apropriado é recorrer a serviços gratuitos que ofereçam a geração de um certificado digital totalmente gratuito. Após a sua obtenção, é necessário configurar o

Relacionados