Apreciação critica de exigências e pressupostos da relação terapêutica.

Páginas: 2 (481 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
Texto: Exigências e Pressupostos da Relação Terapêutica.

O texto evidencia a necessidade da formalidade na formação de vínculos terapêuticos, pois o Terapeuta e o Cliente não são apenasorientador e orientado, mas agente e coagente na busca pela cura.
É descaracterizado a imagem de amigo do Terapeuta, que apesar de intima, o relacionamento é comercial, há uma troca de serviços e oterapeuta NUNCA deve ser puramente técnico e objetivo.
Apresentado os pressupostos da relação e profissionalismo e suas exigências, como os critérios e a caracterização da terapia em si, com aspremissas a serem cumpridas; sem a mistura ou inversão dos papeis e perfazendo corretamente as representações. E deixando claro que o paciente é um agente de sua mudança e não um pura e simplesmente umpaciente, colocando assim o terapeuta como um agente facilitador.
O texto também aborda o limite e os graus de contato, deixando claro que é oscilante os limite e havendo um sem numero de variantes quealteram drasticamente a situação. Com isso um terapeuta fica mais consciente da adaptabilidade de seu papel.
Tanto que menciona o caso de interação com o circulo afetivo do cliente, ao qual deve-secaminhar com cordialidade, respeito, afeto e um tanto de sentimentos positivos, deixando claro a presença do elemento ético.
O coagente muitas vezes reluta em se entregar completamente aotratamento, seja por receio, seja por desconfiança; há uma demora em se estabelecer uma mudança de padrão.

A entrevista clinica como forma de trabalho terapêutico

Esse capitulo do livro tentaexemplificar a função entrevista com sua aplicabilidade e função, focando basicamente nos 2 planos básicos denominados sincrônicos a diacrônicos onde cada qual explora uma necessidade de informações.
Háos procedimentos demonstrados no primeiro contato e a avaliação inicial dos motivos e fatores perturbadores, além as características como Resistencia e Relação Assimétrica. Interessante o fato que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apreciação Critica
  • Relação terapeutica
  • Relação terapeutica
  • relação terapeutica
  • Relação terapêutica
  • relação terapeutica
  • Relação terapêutica
  • relação terapeutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!