Apr na elaboração do ppra

Páginas: 8 (1906 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
APR NA ELABORAÇÃO DO PPRA



Charles Blunk

Prof(a) Marilice Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Segurança no Trabalho (SEG 0073) – Prática do Módulo III
12/06/12



RESUMO


No próprio texto da NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais temos enunciado a necessidade de se efetuar a antecipação e reconhecimento dos riscos ambientaisexistentes nos locais de trabalho antes de se iniciar a fase de avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores. Esta última, por sua vez, servirá de fonte de informações para priorizar o planejamento de ações a serem executadas no PPRA. Com este trabalho quero demonstrar quais dados devem ser aplicados a APR – Análise Preliminar de Riscos, para a elaboração do mesmo, bem como o quanto estaferramenta pode colaborar para que se possa priorizar adequadamente as ações no levantamento Quantitativo dos riscos existentes nos postos de trabalho, e posterior elaboração do cronograma de ações do PPRA.

Palavras-chave: Segurança no Trabalho. PPRA. APR.




1 INTRODUÇÃO


Para a elaboração do PPRA devemos levar em consideração que ele só terá bons resultados, ou seja, surtiráefeito na preservação da integridade física do trabalhador, se tivermos em sua base de dados informações completas e confiáveis.


Então, quando se está na fase inicial, efetuando o levantamento de dados e informações é muito importante que tenhamos em mãos uma planilha que nos garanta que as informações coletadas estão tirando uma fotografia real e precisa dos riscos ambientaisexistentes nos locais de trabalho, a esta planilha denominaremos de APR..


A APR é uma análise inicial "qualitativa", a ser desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, possui especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, e porque não dizer, quando a experiência em riscos na sua operação é carente oudeficiente. Apesar das características básicas de análise inicial, é muito útil como ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, revelando aspectos que às vezes passam desapercebidos.
Fantazzini (1995) apresentou na Revista Proteção nº 43, uma adaptação do modelo de APR para reconhecimento de riscos em Higiene Ocupacional, chamado de APR-HO.


Porém, temosoutros modelos de relatórios ou check-list para execução da análise preliminar, o mais importante é que no local trabalho onde vamos efetuar o levantamento, é que teremos certeza se o modelo proposto é o mais adequado, ou se teremos que efetuar a análise com outro modelo, que refletirá com mais precisão os riscos existentes.


Geralmente os profissionais que executam trabalho delevantamento de campo se baseiam em informações de Levantamentos de Riscos Ambientais anteriores, resumindo seu trabalho indo aos locais de trabalho com seus equipamentos de medição efetuam coleta de dados, atualizam as informações destes dados dentro do laudo, e posteriormente entregam este laudo ao responsável da empresa, que deverá elaborar o PPRA, se este já não estiver preenchido.


Aconteceque em muitos casos os locais de trabalho, entre uma avaliação e outra, sofrem alterações de máquinas, do próprio layout, mudança ou substituição de produtos químicos, além da própria estrutura do trabalho a ser executada neste ambiente.


Nestes casos, se não for feita uma análise preliminar minuciosa, antes de se iniciar a coleta de dados, estamos colocando em risco a assertividade doprograma de ações a ser desenvolvida no PPRA.


Devemos ter em mente que quando nos propusermos a efetuar um levantamento de riscos ambientais nos locais de trabalho que já possui um histórico anterior, este novo levantamento deverá ser conduzido como se fosse a primeira vez que está sendo realizado. Devemos buscar o maior número de dados iniciais para depois ir a campo para coleta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elaboração de ppra
  • Elaboração de ppra
  • Elaboração PPRA
  • Elaboração do ppra
  • Elaboração de um ppra
  • PPRA APR HO
  • Exemplos de PPRA-PCMSO-APR
  • Competência para elaboração do PPRA e PCMSO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!