appaduray tradução

6383 palavras 26 páginas
APPADURAI TRADUZIDO
Colocando hierarquia em seu lugar
No ensaio que se seguem. Vou estar preocupado com a genealogia de uma idéia. Mas antes de eu colocar genealogia eu preciso fazer dois argumentos preliminares. O primeiro envolve a construção antropológica dos indígenas. O segundo envolve uma defesa de uma espécie de história intelectual.
O Lugar da Native
Em face disso, uma exploração da idéia do "nativo" no discurso antropológico pode não parecer ter muito a ver com a genealogia da idéia da hierarquia (a linhagem da idéia da hierarquia). Mas eu gostaria de argumentar que a hierarquia é de uma antologia (coletânea) de imagens e através do qual os antropólogos congelaram a contribuição específica de culturas para a nossa compreensão da condição humana. O congelamento metonímico (metodológico) tem suas raízes em uma hipótese mais profunda do pensamento antropológico sobre os limites de unidades culturais e o confinamento das variedades da consciência humana dentro desses limites. A idéia do "nativo" é a principal expressão deste pressuposto, e, assim, a árvore genealógica de hierarquia tem de ser visto como uma instância local da dinâmica de construção de nativos. Embora o termo nativo tenha uma antiguidade respeitável no pensamento ocidental e tenha sido muitas vezes usado de forma positiva e como auto referencia, ele tornou-se progressivamente um termo de preservação técnico de antropólogos.
Apesar de algumas outras palavras tiradas do vocabulário dos missionários, exploradores e dos administradores coloniais foram expurgados do uso antropológico, o termo nativo manteve sua circulação, servindo como um substituto respeitável para termos primitivos sobre a qual nós agora sentimos algum embaraça. No entanto, o termo nativo, se falamos de "categorias nativas" ou "sistemas de crenças nativas" ou "agricultura indígena" esconde certa ambigüidades. Notamos esta ambigüidade, por exemplo, na utilização do adjetivo nativista, que é tipicamente usado não somente

Relacionados

  • Culinária
    119095 palavras | 477 páginas