Apostolia S Cardiovascular Duda

4503 palavras 19 páginas
Sistema Cardiovascular

As artérias levam o sangue rico em oxigénio e matérias nutritivas, do coração para todas as partes do organismo. Têm paredes resistentes que pulsam com cada batimento do coração. Podemos sentir a sua pulsação no pescoço (artérias carótidas), nos pulsos (artérias radiais), nas virilhas (artérias femurais) e até na barriga (artéria aorta). À medida que se afastam do coração, as grandes artérias vão-se dividindo em artérias cada vez mais pequenas, dando lugar os capilares.
Os capilares, muito finos, porosos, asseguram a distribuição de sangue às células de cada tecido, em todo o corpo.
As veias levam o sangue de volta para o coração, que segue depois para os pulmões. Este sangue já tem pouco oxigénio (por isso tem uma cor mais escura) e muito dióxido de carbono, pelo que precisa de ser renovado. As veias têm paredes mais finas do que as artérias e muitas delas são visíveis debaixo da pele, com uma cor azulada. Não pulsam. Podemos observá-las no dorso das mãos, nas pregas dos cotovelos (de onde habitualmente se tira o sangue para as analises clínicas), nas pernas, (por vezes as varizes), no pescoço, etc.
Condução Elétrica do Coração
O Sistema de condução elétrica do coração é uma das mais maravilhosas estruturas do corpo humano. Enquanto dormimos, conversamos, caminhamos, corremos ou realizamos qualquer atividade, o nosso coração não para de funcionar. Este sistema o qual também é conhecido como sistema intrínseco é formado pelo sistema nervoso que é responsável pela condução dos estímulos nervosos, importantes para o funcionamento cardíaco. Este sistema é formado pelo:

• Nódulo Sinoatrial ou Sinusal: o Nódulo sinoatrial fica localizado na região superior do átrio direito, tem a função de marca-passo do coração, isto é, comanda o ritmo e freqüência do coração. Tem autoexitabilidade e autopraticidade, ou seja, tem seu próprio comando.

• Nódulo atrioventricular: o nódulo atrioventricular fica localizado no assoalho do átrio direito e é

Relacionados