Apostilia de economia brasileira

24174 palavras 97 páginas
APOSTILIA DE ECONOMIA BRASILEIRA
Prof. Claudio Marques
Para uso em sala de aula
Em Anexo – palavras sublinhadas e notas - e questões
A crise de 1930 e o avanço da industrialização

Para entendermos razoavelmente bem o desenvolvimento passado, presente e futuro de nosso país, é mister que façamos uma análise retrospectiva da história econômica, procurando detectar os principais fatos que ainda hoje interferem na dinâmica do capitalismo nacional e que, portanto, determinam os caminhos da nossa sociedade.
Neste período, visamos a apresentar e analisar os acontecimentos ocorridos em nosso país, destacando os principais acontecimentos que direta ou indiretamente influenciaram a primeira Gestão de governo do Presidente Getúlio Vargas, entre 1930 e 1945.

A análise dos programas de governo e suas ações foram as que mais contribuíram para o estabelecimento de condições iniciais para a arrancada do desenvolvimento. A crise dos anos 30 e os impactos sobre a economia brasileira A geração de renda da economia brasileira a partir da segunda metade do século XIX e durante a primeira metade do século XX estava basicamente centrada na produção do café decorrente do modelo econômico primário-exportador vigente no país.
Toda a produção econômica de certa forma é atingida por crises econômicas e o setor cafeeiro não foi diferente; entre o final do século XIX e o início do século XX, teve seu ciclo econômico alterado de uma fase virtuosa para viciosa.

Diante de tal conhecimento empírico e irrefutável concluímos, que as economias capitalistas passam constantemente por crises e, em conseqüência, são eternamente instáveis.

Com relação ao momento de expansão da cultura do café no Brasil, sabemos que ela foi beneficiada por vários fatores endógenos e exógenos.
Fatores Endógenos Elasticidade da oferta de mão-de-obra do escravo e depois do imigrante mais bem preparado. A abundância de terras cultiváveis principalmente na

Relacionados

  • cultura
    14536 palavras | 59 páginas