APOSTILALEITURAEPRODUODETEXTOS

14819 palavras 60 páginas
Ângela Abi-Sáber “O gosto só pode ser educado pela contemplação não do que é razoavelmente bom, mas daquilo que é puramente excelente. Só revisando os melhores trabalhos que fiz é que posso estabelecer um padrão para o futuro” - John W. Von Goethe.

GRAMÁTICA

CONTEXTUALIZADA

Programa:

Aspectos gramaticais da Língua Portuguesa
Ementa: Tópicos de gramática do português úteis na produção e na leitura de textos diversos: ortografia, pontuação, concordância e regência.
Objetivos:
- Utilizar as normas lingüísticas concernentes à ortografia, morfologia, pontuação, concordância e regência, visando à adequação do texto ao padrão culto.
- Desenvolver habilidades básicas de uso da língua escrita.
- Usar a língua portuguesa em instâncias públicas de interação oral e escrita.
- Reconhecer a linguagem como um fenômeno que se articula simultaneamente nos planos gramatical, semântico e pragmático/discursivo.
- Instrumentalizar o aluno e profissionais de diversas áreas a que se destina o estudo do português, principalmente no que se refere à redação, leitura e interpretação de texto.
Conteúdo Programático:
- Diagnóstico de nível lingüístico
- Ortografia e acentuação gráfica
- Pontuação
- Concordância Verbal e Nominal
- Regência Verbal e Nominal
- Uso da crase
Bibliografia:
- FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de. Gramática. 17. ed. São Paulo: Ática, 2010
- INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2010

CONCEITO DE TEXTO

Etimologia

Do latim textu- (entrelaçamento, tecido), derivado do verbo texere (tecer, tramar, urdir; construir, edificar), cuja origem remonta ao sânscrito taks (fabricar).

Conceito

“[...] unidade lingüística concreta (perceptível pela visão ou audição), que é tomada pelos usuários da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma

Relacionados