APOSTILAINTRODUCAOARQUITETURAUNA

3051 palavras 13 páginas
Centro Universitário UNA. Instituto Politécnico.
Curso de Arquitetura e Urbanismo

Introdução a arquitetura e urbanismo
Prezados alunos,
Fiz esse material para organizar e transmitir a experiência da disciplina introdução a arquitetura e urbanismo. O objetivo é apresentar conceitos e inquietações para estudantes, complementado por aulas de instrumentação em relação a leitura e análise de textos, análise espacial e primeiras práticas de projeto. Busco neste texto reconstruir o conteúdo e o clima das aulas, incorporando debates e participação de alunos.

AULA 1. O QUE É ARQUITETURA?
O primeiro desafio desse tipo de disciplina é delinear os limites do campo da arquitetura e do urbanismo. Vamos deixar o campo do urbanismo para mais tarde. Em relação a arquitetura, tentaremos três estratégias. A primeira estratégia parte da pergunta “o que faz um arquiteto?”.
Em sala, a partir da contribuição dos alunos, chegamos a um rascunho parecido com este:

Conclusão parcial: é um campo de atuação profissional muito amplo e sem limites precisos, fragilmente delineado por algumas regulamentações profissionais (CAU,
CREA e outros). Natural, pois se trata de profissão mais generalista que especialista, que provavelmente demandará, no futuro, especializações e acúmulo de experiências. Dois mitos (ou lugares comum) da disciplina caem neste momento: (a) o arquiteto não trabalha sozinho, uma vez todas as atividades acima conformam tarefas de equipe, quase sempre interdisciplinares; (b) o produto do arquiteto não é uma obra concluída e estática, faz parte de um processo de interação entre pessoas e espaços.

A segunda estratégia parte da delimitação, a partir do debate, do que “é e o que não é arquitetura”. Chegaremos a algumas polêmicas e argumentos subjetivos do tipo:

Centro Universitário UNA. Instituto Politécnico.
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Casa é arquitetura. Igreja é. Galpão pode ser. Cabana é. Abrigo de sem teto talvez?
Casa é. Automóvel não é. Mas, e se a casa for móvel? E

Relacionados