ApostilaHTML01

10085 palavras 41 páginas
PG Redes de Computadores

I. Características Gerais do HTML
·
·
·
·
·

Documentos HTML são arquivos escritos em ASCII - texto.
Podem ser criados em qualquer editor de texto ( vi, emacs, edit, notepad)
Existem editores específicos para várias plataformas
Existem conversores de vários formatos, por exemplo, doc para html
A unidade mínima de informação é a “página”

Há diferenças entre os diversos clientes Web, de forma que nem todas as marcações e seus correspondentes recursos são suportadas por todos eles. Quando um cliente não entende uma determinada marcação, ele simplesmente a ignora. Ao criar um documento, é importante testá-lo com vários clientes.
Você pode visualizar um documento que esteja criando com NCSA Mosaic
(ou qualquer outro cliente Web). Basta abrí-lo com o comando Open Local
File disponível na opção File do menu.
HTML utiliza marcações específicas e distintas para dizer ao Web browser como exibir o documento. Importante: HTML não faz diferença entre maiúsculas e minúsculas (não é
"case sensitive"). Então a notação <title> é equivalente a <TITLE> ou <TiTlE>.
Como são as Marcações HTML?
As marcações do HTML - tags - consistem do sinal (<), (o símbolo de "menor que"), seguida pelo nome da marcação e fechada por (>) ("maior que").
De um modo geral, as tags aparecem em pares, por exemplo, <H1> Cabeçalho</H1>. O símbolo que termina uma determinada marcação é igual aquele que a inicia, antecedido por uma barra (/) e precedido pelo texto referente.
No exemplo, <H1> avisa ao cliente Web para iniciar a formatação do primeiro nível de cabeçalho e </H1> avisa que o cabeçalho acabou.
Há excessões a esse funcionamento em pares das marcações. Por exemplo, a que indica um final de parágrafo: <P> . Não necessita de uma correspondente: </P>. A marcação que indica quebra de linha - <br> - também não precisa de uma correspondente, e outras tais como <hr> e <li>..
Exemplos de Marcações
· A notação: <TITLE> (e a correspondente </TITLE>), especificam o título de um

Relacionados