apostilaestatdescritiva tabelas para var quantitativas

2281 palavras 10 páginas
2.3 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA PARA VARIÁVEIS QUANTITATIVAS

Como já mencionado no início deste capítulo, dependendo do volume de dados, torna-se difícil ou impraticável tirar conclusões a respeito do comportamento das variáveis e, em particular, de variáveis quantitativas.
Pode-se, no entanto, colocar os dados brutos de cada uma das variáveis quantitativas em uma ordem crescente ou decrescente, denominado rol (graças a informática não há mais necessidade disso e caso queira o programa utilizado o faz, o que permite visualização de algum padrão ou comportamento, embora continue sendo de difícil observação ou até mesmo cansativa, mas torna-se rápido identificar maiores e menores valores ou concentrações de valores no caso de variáveis quantitativas. Estes números (menor e maior valor observado) servem de ponto de partida para a construção de tabelas para estas variáveis (valores que também podem ser obtido usando um software). Vale destacar que para as variáveis qualitativas, pode-se também construir um rol em ordem temporal ou alfabética, por exemplo.
É a diferença entre o menor e maior valor observado da variável X, denominada amplitude total (AT = Xmàx – Xmìn), que definirá a construção de uma distribuição de freqüência pontual ou em classes (em inglês “range”).
O ideal é que uma distribuição de freqüência resuma os dados em um número de linhas que varie de 5 a 15 (alguns autores falam em até 20).

2.3.1 Distribuição de freqüência pontual – sem perda de informação

A construção de uma distribuição de freqüência pontual é equivalente à construção de uma tabela simples, onde se listam os diferentes valores observados da variável quantitativa, com suas freqüências absolutas, denotadas por fi ou freqüência relativa em porcentagem, denotada por fri%,, onde o índice i corresponde ao número de linhas da tabela, como é mostrado no exemplo a seguir (na prática se apresenta apenas uma das freqüências, a mais interessante para o estudo):
Os dados referem-se

Relacionados