ApostilaAutoCAD2005

4171 palavras 17 páginas
ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO

SÉRIE ITA/IME
PROFESSOR(A) TADEU CARVALHO

SEDE

ALUNO(A)
TURMA

TURNO

Χονχειτο δε Ατριτο
Atrito é um estado de aspereza ou rugosidade entre dois sólidos em contato, que permite a troca de forças em uma direção tangencial à região de contato entre os sólidos.
O fato de existir atrito entre dois sólidos não implica, necessariamente, a existência de uma força de atrito entre eles.
A força de atrito só se manifesta quando há deslizamento entre os sólidos (atrito dinâmico) ou quando houver tendência de deslizamento entre os sólidos (atrito estático).
O sentido de força de atrito é sempre contrário ao deslizamento ou à tendência de deslizamento entre os sólidos em contato.
De acordo com a Lei de Newton (Ação e Reação) os sólidos A e B trocam entre si forças de atrito, isto é, existe uma força de atrito que A aplica em B e outra força de atrito que B aplica em A. É evidente que tais forças de atrito, são opostas, isto é, têm mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos.
V
A

Dependendo da intensidade da força motriz

a

0 ≤ Fat E ≤ Fat Máx
A força de atrito máxima

( F ) tem at Máx

intensidade

proporcional à intensidade da força normal de contato entre os sólidos (N), isto é, a força que tende a apertar um sólido contra o outro.
A constante de proporcionalidade entre a força de atrito de destaque ( Fat Máx ) e a força normal (N) só depende dos sólidos em contato (material dos corpos, polimento, lubrificação) e é denominado coeficiente de atrito estático ( µ e ) .

Fat( máx ) = µ e N

FatBA

Atenção: O valor de µe geralmente é menor do que 1.
No entanto, alguns pares de superfície têm em média µe > 1.

FatAB

Exemplos:

B
FatBA = – FatBA

(

As forças de atrito trocadas entre A e B Fat AB e Fat BA

)

Níquel sobre níquel + µ E = 1,10 aço fundido sobre aço fundido

µ E = 1,10

nunca se equilibram porque estão aplicadas em corpos distintos. Fundamental University Phisics Alonso & Fine

Exemplo 1 (UFC/87.2)

Ατριτο Εστ〈τιχο
Quando entre

Relacionados