Apostila2_Ciencia_dos_Materiais

3582 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

FACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E URBANISMO

Nome:_____________________________Curso:______

CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS
2R/2009

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

PROFESSOR RODOLFO LIBARDI

1

1. INTRODUÇÃO

Todos os ramos da engenharia, principalmente os relacionados com estruturas, máquinas, etc., estão intimamente ligados aos materiais utilizados, ou seja, às suas propriedades. As propriedades características de cada material são de importância fundamental para que se estabeleça um critério de aceitação e especificação. As propriedades que os materiais devem possuir são determinadas através de ensaios adequados. Os Materiais podem ser classificados, segundo suas propriedades, da seguinte maneira:
Propriedades físicas em geral: dimensões, forma, densidade, porosidade, misturas constituintes, macro e micro estrutura.
Propriedades químicas e físico-químicas: componentes químicos, acidez e resistência à corrosão, etc.
Propriedades mecânicas: resistência mecânica (estática e dinâmica), elasticidade, plasticidade, fragilidade (tenacidade) e ductibilidade.
Propriedades elétricas: Condutividade, Rigidez dielétrica, Termoeletricidade e
Piezoeletricidade.
Propriedades Térmicas: Calor especifico, dilatação térmica e condutividade térmica. Para se determinar qualquer uma dessas propriedades faz-se necessário realizar um ensaio específico.

2. Propriedades Elétricas

Serão abordadas a condutividade e resistividade elétrica. As propriedades elétricas serão relacionadas com a estrutura e a microestrutura dos materiais.
2.1. Condutividade elétrica
Uma das mais importantes características elétricas de um material sólido é a facilidade com que este transmite a corrente elétrica. Por volta de 1820, os físicos já podiam produzir e detectar correntes elétricas. Eles podiam também medir as diferenças de potencial que as causavam. Além disto, eles já conseguiam quantificar a resistência elétrica dos materiais condutores.
Em 1827, o físico

Relacionados