Apostila1OrganizaoTI

6493 palavras 26 páginas
1

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
GOVERNANÇA EM TI
ORGANIZAÇÃO DA ÁREA DE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Questões Gerais Associadas ao Valor Dado à
Informação e à Tecnologia da Informação

2014

Prof. M.Sc. Nilson Bueno

Governança de TI

2

Treinamento x Educação
A introdução de novas tecnologias na empresa normalmente exige o retreinamento dos funcionários. No caso da TI, o impacto na empresa é tão grande que é necessária a reeducação das pessoas. Isso ocorre porque existem paradigmas a serem superados, exigindo que as pessoas mudem inclusive sua forma de pensar a respeito do trabalho.
Como a implantação de Sis nas empresas provoca grandes mudanças organizacionais, o ideal é que ela seja feita aos poucos, o que facilita o gerenciamento da mudança. Um modelo que tem sido muito bem aceito é o do “descongelamento” da empresa, efetivação da mudança e “recongelamento”. Esse modelo prevê o tempo necessário para a empresa absorver as novidades e adequar-se a elas (assimilar as mudanças) antes de prosseguir. Quando todos os processos da empresa tiverem sido integrados, pode-se dar início à integração com os fornecedores e clientes, visando incluí-los na cadeia de valor da empresa.
A ferramenta mais eficaz para “descongelar” a empresa e prepará-la para mover-se para patamares mais altos é a educação. Todavia, a educação voltada para a
TI deve ser um processo bem mais amplo do que o simples treinamento em ferramentas de produtividade e técnicas de uso dos recursos da informática. Ela deve promover mudanças no comportamento das pessoas, provocando institucionalização e aculturação das mesmas.
A imagem clássica do século XX está associada à transformação da natureza pelo músculo humano. A introdução do computador no ambiente de trabalho passa a permitir a manipulação eletrônica desse “músculo”. A perda da experiência direta como a tarefa é realizada torna mais difícil para as pessoas exercer julgamento sobre ela. A imaginação torna-se mais importante que o julgamento

Relacionados