Apostila1a Eletroqu mica

3824 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

ELETROQUÍMICA

Professora: Dra. Sonia B. Faldini

2003

1 Introdução
A Eletroquímica tem aplicação em muitas áreas da química, da biologia e da física.
Desenvolvimentos futuros em muitos campos, como por exemplo a corrosão, a energia, a bioquímica e a biologia celular dependem da utilização dos princípios eletroquímicos.
Entre as mais importantes contribuições da Eletroquímica , na Química citamos as leis de Faraday, as interações dos íons em solução, a teoria ácido-base e a termodinâmica.
Medidas eletroquímicas sobre sistemas químicos, permitem por exemplo:
a)

obter dados termodinâmicos - energia livre, entalpia, entropia e constante de equilíbrio de uma reação química;

b)

identificar e/ou quantificar os componentes de um material usando técnicas eletroanalíticas como por exemplo a polarografia;

c)

entender processos de eletrodeposição e de corrosão.

1.2 Definição de Eletroquímica
De acordo com o ponto de vista moderno, a eletroquímica é definida como sendo o estudo de interfaces carregadas eletricamente e dos fenômenos que ocorrem nestas interfaces.
As interfaces consideradas são superfícies de separação entre um condutor eletrônico e um condutor iônico. De um modo geral, o condutor eletrônico é um metal e o condutor iônico é uma solução eletrolítica ou um sal (iônico) fundido.
O sistema formado por um condutor eletrônico e um condutor iônico postos em contato é denominado Eletrodo.
De uma maneira mais simples podemos dizer que a Eletroquímica é o estudo de fenômenos químicos associados a fenômenos elétricos ou vice-versa. A eletroquímica seria portanto o estudo de pilhas e eletrólises.
1.3 Divisão da Eletroquímica
De acordo com definição moderna ,a Eletroquímica abrange três partes: a iônica, a dupla camada elétrica e a eletródica.

1

Iônica é a parte mais antiga da Eletroquímica . Trata da natureza dos íons em solução ou em sais fundidos, das interações entre os íons e o solvente (solvatação ou hidratação), das

Relacionados