Apostila04 Estrutura Do Sistema Operacional

1818 palavras 8 páginas
1
4 – Estrutura do Sistema Operacional
4.1 - Kernel
O kernel é o núcleo do sistema operacional, sendo responsável direto por controlar tudo ao seu redor. Desde os dispositivos usuais, como unidades de disco, portas de comunicação, dispositivos lógicos e de hardware até interpretadores de comandos, etc.

Figura 4.1 – Kernel
Esse kernel é formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços aos usuários, às aplicações e ao próprio sistema. É o kernel que faz a comunicação diretamente com o hardware. Todos os outros componentes do sistema operacional fazem a comunicação com o Kernel e este faz a interface entre os aplicativos e o hardware.

2

Figura 4.2 – Máquina de níveis com o Kernel
Enfim, sabendo utilizar o kernel de um sistema da melhor forma possível, pode-se obter resultados impressionantes. Porém, essa vantagem pode se virar contra o usuário e se tornar um tormento, se por ventura, o kernel estiver sobrecarregado, ou com suportes incorretos implementados a determinado dispositivo. Se você já é usuário de Linux, já sabe que otimizar e recompilar o kernel é uma tarefa usual nesse mundo do código fonte aberto. Os maiores problemas dos sistemas operacionais proprietários, de código fonte fechado, são que o kernel desses sistemas tem suporte a diversos periféricos e dispositivos de hardware que, provavelmente, você jamais irá vê-las ou ainda nem saberá que existem ou existiram tais dispositivos. Tendo um kernel que suporte exatamente todo o sistema e as funções que se quer utilizar nele, economizará relevantemente o consumo de recursos de memória do sistema, e como recurso não é algo que certamente se tem sobrando, é sempre bom garantir a performance máxima do sistema em questão.

3
O sistema operacional é executado de forma independente uma parte da outra, a partir do momento que o kernel está carregado na memória todas as outras partes são executadas de acordo com eventos.
As principais funções do kernel são:
- tratamento de interrupções e exceções;
-

Relacionados

  • Estudante
    14225 palavras | 57 páginas