APOSTILA A Hist Ria E A Evolu O Do Futsal

Páginas: 6 (1315 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2015
A história e a evolução do Futsal
O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento, e tal como em outras modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo – Br, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livrespara poderem jogar e então começaram a jogar suas “peladas” nas quadras basquete e hóquei.
No início, jogava-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas a presentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo, então tiveramseus tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada”.
Há também a versão, tida como a mais provável, de que o futebol de salão foi inventado em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball”.
Primeiras entidades oficiais:
Habib Marphuz éum dos nomes que mais se destaca nos primórdios do futebol de salão. Marphuz era professor da Associação Cristã Moços – ACM de São Paulo e no início dos anos cinquenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol sendo jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM paulista, este mesmo salonista fundou a primeira liga defutebol de salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços. Mais tarde o professor se tornou o primeiro presidente da Federação Paulista de futebol de Salão.
Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil , sendo Ammy de Moraes seu primeiropresidente. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955 foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão. O que se viu a partir de então foi o desencadeamento da origem de federações estaduais por todo o Brasil. Em 1956 as Federações cearense, paranaense, gaúcha e baiana. Em 1957 a catarinense e a norte-rio-grandense, em 1959 a sergipana. Na década de 60 foramfundadas as Federações de Pernambuco, do Distrito Federal, da Paraíba, enquanto na década de 70 tiveram origem as federações acreana, a do Mato Grosso do Sul, a goiana, a piauiense, a mato-grossense, e a maranhense. Nos anos 80 foram fundadas as federações amazonenses, a de Rondônia, a do Pará, a Alagoana, a do Espírito Santo e a Amapaense. E, finalmente, na década de 90 vieram as mais novas: Roraimensee a Tocantinense.
Primeiras regras:
As primeiras regras publicadas foram aditadas em 1956. As normas foram feitas por Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, em São Paulo. Juan Carlos Ceriani e Habib Maphuz professores da ACM são considerados os pais do futebol de Salão. Este esporte, relativamente novo, é sem nenhuma contestação a segunda modalidade esportiva mais popular no Brasil, somente atrás doFutebol, e atualmente o esporte em maior crescimento em todo mundo.
O futebol de salão brasileiro tinha no seu inicio, em meados dos anos Cinquenta, várias regras. Foi então que em 5 de fevereiro de 1957 o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos, CBD, Sylvio Pacheco criou o Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão para conciliar divergências e dirigir os destinos dofutebol de salão no Brasil. Foram eleitos para este conselho com mandato de três anos: Ammy de Moraes (Guanabara), Luiz de Oliveira Fernandez (São Paulo), Roberto José Horta Mourão (Minas Gerais), Roberval Pereira da Silva(Estado do Rio), Utulante Vitola (Paraná).
Futsal no Brasil:
Neste mesmo ano de 1957, em Minas Gerais, houve uma tentativa de funda-se a Confederação Brasileira de Futebol de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HIST RIA E EVOLU O DA ADMINISTRA O
  • A Hist Ria E Evolu O Dos Computadores
  • Hist Ria E Evolu O Da Moeda
  • Hist Ria E Evolu O 1
  • Cacau Hist Ria E Evolu O
  • Hist Ria Do Futsal Joyce
  • Apostila Hist Ria Da Psicologia
  • HIST RIA E EVOLU O DOS COMPUTADORES W

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!