Apostila Yamarashi

7656 palavras 31 páginas
1

www www.yamarashi.com.br APOSTILA JUDO
DO
Versão: 1.4
Elaboração: Alan Demarcos - 1º Kyo

Instituto Yamarashi www.yamarashi.com.br 2
JIGORO KANO
Histórico, Fundamentos e Técnicas

Nascido em 28 de outubro de 1860, em Mikage, distrito de Hiogo, filho de Jirosaku
Maresiba Kano, Jigoro Kano com apenas onze anos de idade transferiu-se para Kioto para estudar o idioma inglês, então indispensável para o progresso em qualquer sentido e que, possibilito mais tarde tornar-se professor e tradutor dessa língua e ainda, montar sua própria escola em Tóquio, o Kobunkan.
Galgou um a um os degraus da Escala Imperial Japonesa, chegando ao segundo grau após sua morte, ocorrida em 04 de maio de 1938, portanto, com 77 anos de idade, quando voltava do Cairo onde participou da Assembléia Geral do Comitê
Internacional dos Jogos Olímpicos.
Era de baixa estatura, medindo 1,50 metro e seu peso, proporcional a altura, não ia além de 50 quilos. Aos dezessete anos, teve seu primeiro professor, mestre Fukuda, da escola Coração de Salgueiro, depois mestre Isso, e ainda Likudo. Buscou conhecimento também em outras escolas, para tanto estudando com rara persistência, o que lhe permitiu um pouco mais tarde formar um conjunto de técnicas, regras e princípios que viriam a constituir o Judô que hoje conhecemos.
Formado pela Universidade Imperial de Tóquio, em Letras e ciências estéticas e morais, no ano de sua formatura em 1882, funda sua escola, o Kodokan, na qual pretendeu impulsionar um novo método de luta, mais esportiva, mais intuitiva, mais segura e sem os segredos que impediam uma divulgação generalizada, para que todos pudessem usufruir, desde criança até adultos de idade mais avançada.
Sua vida não ficou conhecida, nem marcada e não atingiu as culminâncias através do Jiu-Jitsu e do Judô, mas a sua cultura lhe possibilitou galgar alto posto
Ensino, no esporte e no governo de seu país. Foi professor, vice-presidente e reitor
Colégio dos Nobres, Adido do Ministro da Casa Imperial,

Relacionados