Apostila_Willrich_Sistemas_Multimidia

10169 palavras 41 páginas
Capítulo 1

Introdução à Multimídia
O desenvolvimento tecnológico dos sistemas de informações e de comunicações a alta velocidade permitiram o aparecimento de novas aplicações no domínio de sistemas distribuídos. Uma das principais tendências neste contexto é a integração de diferentes tipos de mídias, como o texto, a voz, as imagens e os vídeos em um vasto domínio de aplicações informáticas distribuídas (por exemplo, teleensino, publicações eletrônicas, trabalho cooperativo). Estes sistemas são chamados de sistemas multimídia e hipermídia.

1.1

Definição de Multimídia

Multimídia é um dos termos mais usados nesta década. Este termo está no cruzamento de cinco grandes indústrias [Fluckiger, 95]: informática, telecomunicações, publicidade, consumidores de dispositivos de áudio e vídeo, indústria de televisão e cinema. Este grande interesse destas indústrias poderosas contribuiu para a grande evolução da multimídia.

1.1.1 Etimologia
A palavra multimídia é composta de duas partes: o prefixo multi e o radical mídia: n Multi: originário da palavra latina multus que significa “numerosos”. O uso deste prefixo não é recente e muitas palavras de origem latina empregam este radical, como multiformis (que tem várias formas) ou multicolor (várias cores).

n

Mídia: plural da palavra latina medium que significa meio, centro. Ele é derivado do adjetivo medius, que está no centro. No contexto de multimídia, este radical refere-se ao tipo de informação ou tipo de portador de informação, como dados alfanuméricos, imagens, áudio, vídeo, etc.

1.1.2 Classificação dos tipos de mídia
Para definir melhor o termo multimídia, deve-se inicialmente conhecer a classificação de tipos de mídias. Os vários tipos de mídia podem ser classificados de acordo com vários esquemas. O esquema mais aceito é classificar uma mídia como discreta ou contínua: n mídias discretas ou estáticas são mídias com dimensões unicamente. Elas são independentes do
tempo,

Relacionados